31/07/09

Esquenta para a balada de sábado à noite

Araújo e Beth foram namorar pra um lado e, John e Juliana foram namorar pra outro. Antes disso, passaram no Biergarten pra ter algum tempo juntos e comemorar as coisas boas da vida.

Uma ótima forma de começar a noite de sábado, não?

Marcadores: Bebendo aqui, Boa companhia, Stammtisch

Um sábado de totais delícias

Essas coisas que acontecem, que não são marcadas, que rolam naturalmente, são as melhores: em pleno sábado à tarde, com a companhia do Guilherme na loja, recebemos inesperadamente a visita dos irmãos Zanello e em suas mãos, uma Ommegang Saison e uma witbier que os dois fizeram juntos.

O Paulo queria retribuir a gentileza do Marcelo Carneiro de ter servido pra gente em seu bar há algumas semanas, algumas cervejas inglesas espetaculares e únicas, armazenadas em tonéis de madeira de uísque e vinho do porto. Uma seção à parte de prazeres com cerveja e novos conhecimentos e possibilidades.

Portanto, com as cervejas na geladeira, ligamos para o Marcelo, que atendeu o nosso chamado e ainda trouxe mais delícias para experimentarmos: duas garrafas de Dogfish Head 120 Minute IPA e uma garrafa de uma cerveja feita em comemoração ao simpósio de cervejeiros nos EUA, com o nome de Audacity of Hops — imagine a inveja que sentirão os lupulomaníacos quando acabarem de ler este post!


Copos à mão, começamos a orgia de dar inveja a Baco (pena que ele é o deus do vinho...):
Ainda tínhamos aqui no Biergarten a última garrafa de witbier dos irmãos Danhone, e servimos principalmente para o Phil conhecer a qualidade do trabalho dos meninos. E foi exatamente o que ele disse: a cerveja seria perfeita para uma competição. Com uma carbonatação fantástica (o tempo fez bem para ela), só teria que tirar a maçã para ficar dentro do estilo da cerveja. Pena que o Gustavo ainda não estava presente, pra ouvir todos os elogios! Ele não iria se caber...

A witbier dos irmãos Zanello: Paulo e Phil.

Depois, fomos para a cerveja dos irmãos Zanello. A witbier, é claro, estava ótima. Perfumada, encorpada, refrescante, cítrica. Deliciosa! Como, claro, era de se esperar.

Um brinde às ótimas produções dos filhos do "Senhor dos Zanellos"!

E então, só pra fechar o estilo witbier e poder comparar com uma cerveja de responsa, abrimos uma La Trappe Witbier. A maior diferença dessa para as caseiras, era o amargor mais acentuado e também o cítrico presente com mais força. De qualquer forma, até este momento, estávamos muito bem servidos! ;)

Paulo, Marcelo, Phil, Marcelo da Colorado e Guilherme.

Agora começa a brincadeira de gente grande mesmo: abrimos a Hennepin Farmhouse Saison. Sem palavras: gengibre e lúpulos cítricos. Fantástica, deliciosa! A cervejaria já tem uma história e tanto, sendo americana e se considerando belga e a gente já teve a oportunidade de tomar a Rare Vos também, graças aos Zanellos, mais uma vez. A Ommegang está no topo de nossas cervejarias queridas e objeto de desejo. Obrigada pelo deleite, meninos! ;)

No contra-rótulo: HENNEPIN - 7,7% alc.vol., 750ml - serve cool (not cold)

Brewing Ommegang is located 3624 miles from Brussels, but its heart is right in Belgium. It was created out of our devotion to the unique ales brewed by the country in which brewing is an art and partaking is a passion.
Hennepin is a rare Farmhouse Saison Ale - pale, hoppy, crisp, and rustic. It´s named after Father Louis Hennepin, a Belgian missionary who was the first European to visit and describe Niagara Falls.

Vidinha mais ou menos, não?

E agora, hopheads ou hopaholics ou simplesmente apaixonados por lúpulos (como nós, desde que conhecemos um novo mundo na Brasil Brau), enlouqueçam de inveja: Dogfish Head 120 Minute IPA! Durante a lupulagem de 2 horas, a cada 5 minutos, é adicionada uma porção de lúpulo em quantidades iguais. Durante o processo de maturação a cada certo tempo, são adicionados mais lúpulos, para aumentar ou manter o amargor. Com 120 de IBU e 18% de graduação alcoólica, a espuma da cerveja chega a ficar verde, de tanto lúpulo! Uma experiência completamente diferente e apaixonante (mais uma vez o amor inesperado ao lúpulo...). A gente está ficando viciado!

No rótulo: Dogfish Head 120 Minute IPA - The Imperial India Pale Ale. 12 fl.oz. AGES WELL

What you have here is the holy grail for hopheads. This beer is continually hopped over a 120 minute boil and then dry-hopped every day for a month. Enjoy now or age for a decade or so.
Hummmm... Quem não gosta de lúpulo, bom sujeito não é!

Nesse ínterim, por total sorte, chega Gustavo Danhone. Ele foi intimado a ir buscar a American Red Ale, que o Conselho fez junto, a Confederations Red Ale, pra degustação. E lá veio ele com a única garrafa gelada:

Carbonatada, aromática, lupulada. Feita pelo Conselho de Segunda!

Um brinde aos bons cervejeiros!

E pra fechar com chave de ouro, a cerveja Audacity of Hops - feita para comemoração do 2009 Symposium Ale, uma cerveja feita em conjunto. Com aroma de malte, fermento belga, centeio. Mas o melhor de tudo é o lúpulo muito floral, muito vivo.

Olha o rótulo que lindo! (O conteúdo era melhor ainda...)

No rótulo: 2009 Audacity of Hops Symposium Ale represents New England as an existential bridge to the traditions of the Continental Motherland and Western U.S. brewing. It makes the point that we´ve started a few revolutions of our own! An audacious hop charge is balanced by pale, aromatic malts and complex Belgian yeast character.

Brewed to commemorate the Brewers Association Craft Brewers Conference and BrewExpo America.
APRIL 21 - 24, 2009
BOSTON, MA

Todo mundo feliz! Por que será, hein?

Marcadores: Boa companhia, Degustação, Stammtisch



30/07/09

Pra relaxar...

... Uma boa cerveja, por favor! ;)

Alessandro e Simone vieram aproveitar a visita a Ribeirão no sábado passado, tomando uma cerveja daqui.

Marcadores: Bebendo aqui



29/07/09

Hopfen und Malz - Gott erhalt's

(Lúpulo e malte - Deus proteja!)

Essa foto dá sede!

A Carol estava neste lugar há pouco tempo atrás, quando fez seu tour pelo norte da Alemanha, tomando muita cerveja e vendo paisagens lindas!

Não é de dar água na boca? Melhor nem fazer maiores comentários...

Marcadores: Bebendo fora, Cervejas Alemãs, Tour etílico

Mais cervejas no sábado!

Phil e Paulo, tomando uma Anner Special Bitter: aprovadíssima (como todas)!

E pra comemorar essa vida boa, abrimos mais uma kölsh. Desta vez, foi a Gaffel.

Hummmm... Essa espuma, esse sabor. E a cerveja consegue ser leve, sem ser aguada!

Mais uma vez, um brinde à Kika e ao Nils!!

Marcadores: Boa companhia, Cervejas Alemãs, Degustação, Stammtisch

Pra variar, tomar cerveja!

O Gui experimentou a Carolus Ambrio — e gostou! — , enquanto esperava o Henrique chegar.

Pra esperar o Gui terminar de tomar sua Carolus, o Henrique tomou a Barley, de Capela de Santana - RS.

E então... O Marcelo serviu a esperada Carolus Cuvée Van de Keizer Blauw, fabricada apenas no dia 24 de fevereiro de cada ano, data do aniversário do imperador Charles V.

Com notas de torrefação, chocolate, carvalho, floral, licor e frutas vermelhas. Suavemente adocicada e amarga. Equilibrada, sem sobressairo o álcool. Aprovadíssima pelos meninos que entornaram a cerveja de 10,5% sem problemas!

Detalhe: depois dessas, muitas outras cervejas!

Marcadores: Boa companhia, Degustação, Stammtisch



28/07/09

Acepipes e boa cerveja

Tarcísio e Dri, em primeiro plano e ao fundo, Paulão e Mani.

Eles vêm relaxar um pouco: compram alguns petiscos no Mercadão e regam com boa cerveja. Não é ótimo para uma tarde de sábado?

Marcadores: Boa companhia, Stammtisch

Cenas de um sábado à tarde

Paulão trouxe a Mani, pra matar nossa saudade!

Guto veio mostrar o chapéu que está vendendo na Dama Tabacaria.

As meninas da Curves, Vivi e Cathy, vieram divulgar a academia no Biergarten!

Marcadores: Boa companhia, Cotidiano

Passando vontade

A gente tenta trabalhar e aí, recebe um email como este aí debaixo.

21/07/09

Gabi e Marcelo
,
Just to tease.

Seguem algumas fotos rápidas e mal feitas do resultado parcial de dois dias na Bélgica.

Ps: a concorrência com a inatingível/impronunciável está grande, pois mesmo o pessoal daqui não está conseguindo reservar a santa cerva. Um outro detalhe: os padres pegam os detalhes dos compradores pois só vendem uma vez por ano para cada um. Portanto, ..... a família toda está 'contente' com a reserva!!!

Abç,
V.

O Vinícius está na Bélgica com a família, nos passando vontade e esperando o dia para retirar uma caixa de Westverleteren 12 — não é de matar de inveja?

Marcadores: Bebendo fora, Tour etílico



27/07/09

Atualizações do blog do Empório Biergarten

Agora ficou mais fácil acompanhar e receber as atualizações do blog do Empório Biergarten. Você cadastra seu e-mail e passa a receber nosso conteúdo na sua caixa postal.


Marcadores: Sobre

Cariocas no Biergarten!

O casal carioca Beethoven e Naíla fizeram um tour etílico pelo interior de São Paulo. Veja aqui, no blog que eles fizeram pra contar todo o trajeto — feito de ônibus!! Ele produziu sua primeira cerveja agora e está esperando pra ver o que vai dar a maturação, depois de ter feito o curso do Botto.

O que nos deixou felizes é que eles vieram nos visitar através das indicações do Botto, do pessoal da Bamberg, da Colorado. Muito obrigada a todos que gostam da gente!! EEEEE!!!

Voltando: o casal se divertiu por aqui, ficando a tarde inteira conosco, tomando um monte de cervejas.


Beethoven e Naíla — homebrewers da gema.

Nós e o casal carioca.

O casal carioca e as companhias do fim do dia de sexta-feira. Da esquerda para a direita, Gustavo, Naíla, Beethoven, Fernando e o "Velho Lobo do Mar".

Mais gente: agora também tem o Pavan e o Bruno, médicos amigos!

Marcadores: Bebendo aqui, Boa companhia, Degustação, Stammtisch

Uma Guinness para começar o fim de semana!

No balcão do Biergarten, nosso amigo José Mário tomou uma Guinness na última sexta-feira, pra começar com chave de ouro o fim de semana!

Marcadores: Bebendo aqui, Cervejas Irlandesas

Visita de brasucas-alemãs

A Kika trouxe a Katharina pra almoçar com a gente no Mercadão e conhecer o Biergarten.

Veja como esse mundo é pequeno: há 10 anos atrás, a Katharina, suas irmãs e pais vieram a Ribeirão Preto visitar os amigos Sonia e Rudi, donos da escola de alemão IEBA. Eles visitaram a fazenda da minha família e adoraram aqui. No fim do mesmo ano, eu fui para Tübingen, na Alemanha, onde eles moram, estudar alemão e os visitei lá.

Depois disso, perdemos contato. Aí, a Kika nos contou que tinha uma amiga alemã, morando no mesmo prédio que ela, com o marido brasileiro. Contando pra ela sobre a loja, falou em meu nome e a Katharina fez a ligação: eu era a mesma Gabriela que ela conheceu!

Assim, veio refazer o contato e contar as novidades de sua vida no Brasil. Agora é assim: tenho uma amiga brasileira que se tornou alemã (Kika) e uma amiga alemã que se tornou brasileira (Katharina). O melhor de tudo: elas gostam bastante de cerveja também! ;)

Marcadores: Bebendo aqui, Boa companhia, Stammtisch

Volta às aulas

O John e sua turma vieram "comemorar" a primeira semana de aulas do terceirão na sexta-feira. Agora, é estudar muito pra passar no vestibular! De qualquer forma, nada impede a degustação de uma cerveja pra relaxar, não é mesmo?

Victor Hugo, Francisco, John, João Pedro e Fábio.

Sabendo disso, os pais do John passaram também por aqui, pra "conferir" se os meninos estavam se comportando e, claro, matar a sede também!

Victor Hugo, Francisco, João, John, Marcelo, Beth, João Pedro e Fábio.

E isso é só o começo do fim de semana, hein!?

Marcadores: Bebendo aqui, Stammtisch



26/07/09

Muitas cervejas no Conselho de Segunda

Na segunda-feira, 20 de julho, o Conselho mais uma vez se reuniu para boas degustações. E cada vez mais gente vem participar deste encontro. Veja só o que rolou:

* Degustação das cervejas da Cervejaria Canoinhense, Jahu e Mocinha. Histórica por ser provavelmente a cervejaria mais antiga em funcionamento no Brasil, a degustação foi feita em homenagem ao Sr. Rupprecht Loeffler (o Bob falou dele recentemente, aqui). As cervejas são bem doces e gaseificadas, com 2,5% de graduação alcoólica. Com aroma de destilado, as cervejas são praticamente como refrigerantes. Imagine há quanto tempo essas receitas pararam no tempo — e mais legal é imaginar a idade dos tonéis em que são armazenadas, que são do pai do Sr. Loeffler.


A cerveja Mocinha sendo servida.

* Degustação da Brown Ale, do Phil Zanello. Essa sim, perfeita! Feita com fermento de weiss, o cítrico surpreendeu. Aromática, saborosa, carbonatada. Perfeita pra ganhar uma competição, na nossa humilde opinião! ;)

Mais uma vez, parabéns e obrigada, Phil! E mais uma vez, que pena que você não estava presente!

Direto do sifão do Paulo para as taças de degustação!

Um brinde ao Phil e sua Brown Ale! Da esquerda para a direita: Carlão, Paulo, Paulão, Guilherme, Marcelo, Gustavo, Vessecchi e Suzi.

* Degustação da Solstice, do Gustavo e da Giulia. Sim, exatamente: a filha do Gu não veio só a passeio nessas férias, não! Ela fez uma cerveja com o paizão, que leva malte de centeio. Ainda falta carbonatar. O Gustavo trouxe pra nos dar uma prévia da delícia que será!

Obrigada, família Danhone! ;)


Bonita cor, ótimo aroma, delicioso sabor. Falta só maturar mais e carbonatar.

Olha quem tomou com a gente: Renato e Rodrigo chegaram um pouco mais tarde mas, curtiram as degustações também!

* Degustação da ESB, Rock n' Roll Iron Maiden, do Renato e do Rodrigo. Eles prometeram e cumpriram: trouxeram a cerveja para o Conselho de Segunda experimentar. Perfeita, como já dissemos aqui. E também cumpriram a promessa de trazer uma garrafa rotulada para ir para nosso "histórico" de cervejas degustadas aqui. Não é preciso fazer maiores comentários: deliciosa e ponto. Pena que já está acabando...

A cerveja e seu rótulo.

Saúde aos cervejeiros caseiros!

Observação importante: não pense que foi só isso. As nossas cervejas "convencionais", que também são diferenciadas, também foram degustadas por aqui. Esses meninos bebem muito bem, viu!?

Marcadores: Boa companhia, Degustação, Stammtisch

Fazer cerveja é diversão garantida!



Domingo passado, dia 19, os sócios de cerveja e grande amigos, Renato e Rodrigo fizeram uma nova leva. Pra não haver discussão sobre qual receita fazer, os dois resolveram facilmente o problema: cada um tem seu equipamento mas, fazem as cervejas juntos.

Portanto, Renato fez uma tripel e Rodrigo fez uma barley wine. E mais um monte de gente (o que nos inclui) foi lá na casa do Renato acompanhar e dar palpite. Churrascão, conversa boa, boa vontade dos meninos — não é uma ótima combinação?

Só teve uma falha técnica: não tiramos nenhuma foto das meninas presentes. Portanto, Camila, Anna, Marcela, por favor, desculpem a bobeada! Na próxima, faremos uma especial da gente! ;)

Como os meninos já estão fazendo uma cerveja excelente, não temos com o que nos preocupar. É só deixar passar o tempo e degustar daqui um mês!

Ah! Uma cerveja já tem nome garantido! A Victória, filha do Rodrigo, pisou num escorpião e foi uma correria para o hospital no dia anterior. Ela está ótima e não foi nada grave. Mas, por isso, uma das cervejas se chamará Scorpions, seguindo a linha dos rótulos Rock n' Roll do Renato.

Marcadores: Boa companhia, Cerveja e seus afins, Cervejada