23/03/10

Uma noite para degustar

O Evandro trouxe algumas garrafas de Lund pra gente degustar, pra analisar as diferenças depois de terem sido pasteurizadas. E a gente, que não é bobo nem nada, aceitou o "trabalho":

A cerveja ficou tão boa quanto o chope. Ainda falta um pouco de gás, mas são os pequenos acertos na engarrafadora que vão fazer a diferença na hora de tampar. Leve, suave, refrescante — perde um pouco da presença do lúpulo, tão fácil de sentir no chope — mas ainda assim, tem ele mais presente do que a maioria das pilsens nacionais.

Osvaldo chegou na hora, pra degustar conosco e poder também dar sua opinião a respeito.

Continuando, porque quando a gente começa é difícil parar, tomamos a última pilsen 33 Export, do paranaense Guylherme, para o Evandro também provar. Depois de tanto tempo, é claro, ela já não estava tão fresca mas mesmo assim, manteve sua fama de muito bem feita! ;)

E por último (mas não sendo a última ainda), a degustação teve também a última Copernicus do Guylherme. Boa, muito boa! ;)

Marcadores: Cerveja e seus afins, Degustação, Stammtisch

Lund engarrafando!

Em pleno Dia de São Patrício (bom sinal, por sinal!), o pessoal que estava aqui no Biergarten pôde ir até a Lund para ver as primeiras garrafas da cervejaria. Passe vontade, por enquanto:

Vivi e as garrafas.

Olha que lindo!

Evandro mostrando tudo ao André, que é mestre-cervejeiro e já trabalhou em várias grandes cervejarias.

Imagine se Paulão e Vessecchi perdem as oportunidades de acompanhar de perto! ;)

Marcadores: Bebendo fora, Cerveja e seus afins, Degustação, Tour etílico



19/03/10

A tão esperada charmat

Esta cerveja tem uma longa história: quando estávamos pra abrir a loja, o Marcelo entrou em contato com o pessoal da Bierbaum, que a fez, para podermos experimentar e revender. Mas, ela foi uma experiência (que ainda não foi repetida) e o moço que respondeu aos insistentes emails disse que só venderia se fôssemos lá buscar — em Treze Tílias - SC.

Infelizmente, não fomos buscar. Mas, depois de aberta a loja, felizmente, conhecemos o Evandro, que é de Treze Tílias!, e o Marcelo contou toda a historinha acima e falou sobre a curiosidade de experimentar uma cerveja feita pelo método charmat.


Olha a explicação que encontramos na Wikipédia para o precesso: Também chamado Charmat-Martinotti, este processo é um método mais econômico que o Método Champenoise para criar gás carbônico nos espumantes. O vinho é submetido à segunda fermentação em tanques de aço inoxidável (em vez da própria garrafa) e é engarrafado sob pressão. O processo é similar ao de fabrico de refrigerantes, diferindo deste na medida em que o gás carbônico do espumante é produzido na segunda fermentação (enquanto o do refrigerante é simplesmente adicionado por uma fonte externa ao processo). Este processo foi inventado em 1895 pelo enólogo italiano Federico Martinotti mas foi patenteado em 1907 pelo francês Eugène Charmat.

E então, tivemos a grata surpresa de sermos presenteados pelo Evandro com uma garrafa, que ele trouxe de sua cidade natal quando esteve lá! (Esse presente já tem mais de mês mas a gente estava esperando por ele pra experimentar!)

Então, morram de inveja, porque segunda-feira degustamos uma cerveja maravilhosa:

Olha a felicidade do Marcelo. Afinal, estamos experimentando uma cerveja ainda desconhecida.

Presenteado e presenteador.

Olha o "perlage" (porque chega a ser pecado falar em carbonatação simplesmente), depois de um ano e meio engarrafada! O Evandro achou que ela não estaria mais tão lupulada mas, a surpresa foi excepcional: a cerveja estava divina! Realmente, incomparável com as champenoises. Ela ficou com muito gosto de cerveja, refrescante, aromática, lupulada, com uma inserção de álcool perfeita.

Um brinde de pura felicidade!

Sortudo Conselho de Segunda! Depois dessa cerveja, nada mais é necessário!

Marcadores: Cerveja e seus afins, Cervejada, Degustação, Stammtisch

A kölsch da dupla

Segunda-feira, 15.03, 0 Evandro voltou a dar as caras em Ribeirão Preto. Aí, o Marcelo quis ir até a Cervejaria Lund para tomar com ele a criação dos dois: a kölsch que eles fizeram a partir de uma pilsen da própria cervejaria. Ou seja, trataram uma lager como ale. E a cerveja ficou uma delícia! Essa é a tal da Freskika que ainda tem história pra contar. Em breve novos posts a respeito! ;)

Servindo. Olha que cor! Uma kölsch e tanto!

Nosso amigo Evandro, de volta a essas paragens! ;)

Todo mundo: o Zé, que trabalha na Lund; o Evandro; mais um cervejeiro; Gabi e Marcelo.

Marcadores: Boa companhia, Cerveja e seus afins, Degustação



15/03/10

Pegando gosto

Carlos Magno e Egídio.

Olha só quem apareceu por aqui, na terça-feira, 09.03: Carlos Magno, produtor da cerveja Magnum, com o amigo Egídio, que está sendo apresentado às delícias cervejeiras por ele.

Em breve, teremos notícias do Egídio, que quer montar uma distribuidora de bebidas em Minas Gerais. Detalhe: tentamos fazer com que ele saísse de olhos abertos na foto mas, seus olhos verdes são sensíveis ao flash e não teve jeito... :P

Marcadores: Cerveja e seus afins, Degustação, Stammtisch



11/03/10

Uma wit morena

A cerveja que o Daniel e a Anna fizeram no sábado, 06.03, era pra ser uma witbier e se chamar Santa Clara. Mas, o fundo da panela queimou e ela ficou mais pra rauch do que wit. Portanto, sugerimos que ela se chame Nossa Senhora Aparecida! ;)

Olha os pedacinhos de flor de lúpulo na tampa!

Moreninha demais pra uma branquinha né!?

Anna e Gabi só assistindo. O Marcelo foi o fotógrafo da vez.

Panelões.

Daniel e a cria.

Já passando para os baldes de fermentação.

Anotando a receita.

Qual será o resultado?

Agora, temos que esperar pra ver no que vai dar essa cerveja. Com certeza daremos notícias assim que ela ficar pronta! ;)

Marcadores: Boa companhia, Cerveja e seus afins



01/03/10

Cobertura da inauguração do Bar Brejas como sede da ACervA Paulista

Pois é! A gente foi lá pra Campinas prestigiar o pessoal! Agora, a ACervA Paulista tem o Bar Brejas como sua sede oficial e vai ser lá que o pessoal vai conseguir fazer encontros, cursos, e claro, cerveja!

Foi muito bom ver a empolgação de todo mundo, beber ótimas cervejas caseiras, conhecer o Bar Brejas. Realmente, o pessoal não está pra brincadeira! Veja só:



Parabéns, cervejeiros paulistas! A tendência é só melhorar! :D

Obrigada pelo carinho de todos ao nos receber também! (Desse jeito a gente fica mal acostumado! heheheh)

Marcadores: Cerveja e seus afins, Cervejada, Tour etílico



22/02/10

Entre bons amigos e boas cervejas

Octávio, Evandro e Marcelo.

Sábado, 13 de fevereiro: o Evandro nos trouxe a primeira garrafa de Lund rotulada! Ficou bonita, viu!? Tá aqui na nossa geladeira, pra quem quiser ver (ainda não está sendo comercializada!).

Além disso, ele trouxe uma cerveja que há tempos o Marcelo tenta conseguir: uma cerveja feita através do método charmate, na região de Treze Tílias - SC.

Explicando: Para oferecer um custo menor ao apreciador da perlage (o fenômeno das bolhas se desprendendo do fundo), foi desenvolvido o charmate, uma outra maneira de fermentar, ao invés do conhecido champenoise. Esse processo é feito em grandes quantidades, nos tanques de aço inoxidável (sic). E o pessoal de Treze Tílias fez tal processo com a cerveja, ao invés do vinho.

Já faz mais de um ano que a cerveja está na garrafa e o Evandro disse que com certeza já perdeu o frescor do lúpulo. A gente não vê a hora de experimentar, pra ver como é que ficou!

Brigadão, Evandro Zanini! Você é um amigo e tanto!

Marcadores: Boa companhia, Cerveja e seus afins

Degustação no Biergarten!



Sexta-feira, 12 de fevereiro - véspera de Carnaval!
O Olavinho esteve em São José do Rio Preto e trouxe um barril de chope escuro da Cervejaria Riopretana pra gente experimentar. Em contrapartida, o Evandro nos forneceu um barril de chope pilsen da Lund. E assim, a festa já estava feita. Pra completar, ainda teve degustação da Dubbel, ainda verde, do Gustavo.

Vamos aos comentários:

- Chope da Riopretana: leve. O problema é que é leve até demais para uma cerveja escura. Faltou corpo. O bom é que não é doce, mesmo tendo o final de toffee. Acreditamos que pode melhorar.

- Chope da Lund: cada vez mais na medida. Não é tão leve quanto os chopes pilsens comuns, graças a Deus e tem um amargorzinho que é uma delícia. Foi eleito o melhor da noite e claro, acabou primeiro! ;)

- Dubbel do Gu (ainda não consegui escrever o nome que ele deu!): ainda estava verde e por isso, quase nada carbonatada. Mas, diferente da Dubbel do Daniel, nesta você sente o lúpulo muito presente, dando aquele amargor que a gente adora. Essa também ficou de responsa!

Marcadores: Cerveja e seus afins, Cervejada, Degustação, Stammtisch



19/02/10

Garrafas da Lund

A gente adora a amizade que temos com a Lund, principalmente por participarmos de todas as novidades que acontecem na cervejaria. Mesmo sem estar funcionando legalmente ainda, a cervejaria está a todo vapor, pra estar com tudo muito certinho quando inaugurar as vendas. E assim, a gente vai acompanhando o trabalho do pessoal. Desta forma, tivemos as primeiras garrafas de Lund aqui no Biergarten, na quinta-feira, 11.02. Tivemos que fazer o difícil trabalho de abrir e experimentar, pra ver se estava tudo "nos conformes". Ô, trabalho difícil, viu!? ;)

Garrafas de Lund na nossa geladeira: não sobrou nenhuma pra contar história.

Os felizardos que foram usados para experiência: Marcelo, Evandro, Osvaldo e Fernando.

Marcelo e Evandro Zanini (com o chapéu de Treze Tílias - SC, que ele trouxe pra mim!). O cervejeiro da Lund se tornou um grande amigo nosso e merece todos os méritos por divulgar a cultura cervejeira!

Marcadores: Boa companhia, Cerveja e seus afins, Degustação, Stammtisch

Longa pauta para o Conselho

Na segunda-feira passada, 08.02, a pauta do Conselho de Segunda foi bem rica! Teve tiramissu feito pelo Vinícius, sob supervisão da Sofie; teve a dubbel do Daniel; e a Ressaca's Beer, do Gu e cervejeiros renomados (Botto, Evandro Zanini, Tati...), feita no day after de nossa Oktoberfest. Foi bom, foi muito bom! Veja só:

Os meninos que sempre chegam primeiro: Paulão e Vessecchi abrem os trabalhos com uma Big Ale, da Schmitt.

E então, Vinícius e Gustavo se juntam ao grupo.

De repente, bombou! Além de Olavinho, que está sempre por aqui quando pode, tivemos a Mari e o primo do Olavinho pra festa. Até o Pavan apareceu para degustar algumas.

Chegam Daniel e Anna, E tudo é festa, com boa cerveja! ;)

E então, a tão esperada São Lúpus! A primeira cerveja que o Daniel fez e que já vai para o Concurso da Eisenbahn!

A cerveja ficou com uma cor linda e pouco perfumada. Mas, no sabor... Que delícia! O cardamomo ficou bem presente e você sente o candy sugar no retrogosto. Adocicada, sem ser enjoativa. A cerveja ainda vai maturar mais mas, já está de responsa! Oba! As chances são boas, hein!? ;)

O Luis chegou na hora! E todo mundo brinda ao sucesso da primeira cerveja do Daniel!

Notem as taças de Malheur na mesa. Esse Olavinho não tá fraco, não!

E então, o tiramissu que o Vinícius fez! Dá água na boca só de lembrar! Ele fez com o queijo característico mesmo, o mascarpone e as bolachas se chamam "Spéculoos" e são belgas. Nem imagine! Dos deuses!

Harmonizamos com Colorado Demoiselle. Ficou divino!

A Anna Rê raspou o finalzinho de tão bom que ficou! heheheh

CURIOSIDADE: Tiramissu é um clássico pavê italiano, cujo nome significa algo como ‘me escolha’. Antigamente, cortesãs de Veneza acreditavam que deveriam consumir o tiramissu antes que os cavalheiros chegassem, para obter energia para entretê-los durante toda a noite.

O tiramissu é feito com mascarpone, que é um queijo muito cremoso, italiano, originário da região da Lombardia, e é conseguido através de uma mistura de leite de vaca (alimentada com uma ração especial de ervas e flores) e uma solução de ácido tartárico.

Tá pensando que acabou? Não! Tem mais!

A Ressaca's Beer: uma irish red ale, que nos surpreende a cada garrafa aberta.

Desta vez, com um azedo muito menor que o da semana anterior, a cerveja estava com gosto de morangos! Com aquele azedinho característico da fruta, sabe? Hummm...

EEEEEE!!! Viva os sobreviventes, que ficaram até o fim!

E foi assim que terminou a noite: todo mundo com cara de feliz e o Vinícius se escondendo das câmeras. hihihih

Marcadores: Boa companhia, Cerveja e seus afins, Cervejada, Degustação, Stammtisch



04/02/10

Mais um encontro pra fazer cerveja!

Domingo passado nos reunimos na casa do Marcelo pra fazer cerveja: o Daniel levou sua parafernália pra fazer uma Pale Ale e o Gustavo levou a sua, pra fazer a dubbel do Marcelo para o concurso da Eisenbahn.

Olha que delícia de domingo:



Turma animada, viu!? Teve feijoada do Vessecchi, farofa do Paulão, arroz carretero da Anna Rê, churrasco, salmão, pudim da D. Maria, doce de abóbora da Anna Rê, chope Índica, da Colorado e Pilsen e Munique, da Lund.

Ai, ai... Como é bom essas reuniões entre amigos cervejeiros! Como a gente come e bebe bem... Sem contar o tanto que se diverte! ;)

Marcadores: Bebendo fora, Boa companhia, Cerveja e seus afins, Cervejada



02/02/10

Uma IPA e tanto!

Sexta-feira passada, dia 29, a AceRvinha Ribeirãopretana (associação de cervejeiros caseiros de Ribeirão Preto) se reuniu para degustar a cerveja feita com o Papazian, no dia 28 de dezembro.

O Gustavo Danhone, que cuidou e embarrilhou a cerveja, trouxe para o Biergarten a IPA e pra reunir o pessoal, foi só avisar sobre a delícia que causou tanta expectativa.

Papazian, que já falou sobre a experiência, agora vai ter o feed back: a cerveja ficou do jeito que a gente gosta! Lupuladíssima (afinal, quem já usou tanto lúpulo Amarillo como os cervejeiros desta receita?), de entupir a chopeira, com um aroma de maracujá notável e um amargor na medida (até acreditamos que seria mais amarga mas, ficou perfeita!). A cerveja ficou forte e foi degustada por um longo tempo pelos sortudos que estiveram por aqui.

Ou seja, forte o suficiente para nossos paladares, mas ainda refrescante o bastante para o nosso calor.

Todo mundo acha que devemos repetir a dose! Mas pra ficar igual, só com o Papazian aqui de novo! ;)

Veja as fotos:


Marcadores: Cerveja e seus afins, Cervejada, Degustação, Stammtisch



21/01/10

Visita de longe!

Sr. Carlito (de Ribeirão Bonito), Cleide, Marcelo e Renildo.

Na segunda-feira recebemos a visita de um cervejeiro caseiro de Florianópolis. Renildo e sua mulher, Cleide, vêm subindo e visitando lugares relacionados a cerveja. Em Curitiba, o Daniel Wolf, o Mestre-Cervejeiro.com, indicou o Biergarten pra eles — obrigada, Daniel! ;)

Hospedados em Ribeirão Bonito por alguns dias, na casa do Sr. Carlito, eles vieram a Ribeirão Preto só pra nos conhecer. Em breve esperamos ter notícias da Faixa Preta, a cerveja de Renildo e alguns exemplares pra degustação! ;)

Detalhe: deu pra entender o nome da cerveja? Olha o tamanho do homem! Ele é faixa preta no judô!

Gente muito simpática, gente que gosta de cerveja!
Sejam sempre muito benvindos! ;)

Marcadores: Boa companhia, Cerveja e seus afins, Tour etílico

Uma dubbel saindo!

NOVE quilos de malte. Dá pra imaginar o tanto que a panela encheu, né!? Foi esse tanto de diversos maltes que o Gustavo usou na receita de sua dubbel, para o Concurso da Eisenbahn. Um caldo grosso, uma cor escura — a cerveja promete!

E a gente que não é bobo nem nada, acompanhou de perto (e ajudou, na medida do possível) a brassagem do Gu, na casa dele, no último domingo, com muita festa e camaradagem — o que já virou tradição pra gente! ;)

Cheguei mais tarde com a máquina fotográfica e não deu pra tirar fotos dos maltes antes de irem pra panela. Mas já dá pra ter uma noção da delícia:


Participaram da empreitada: Gustavo e Marcelo Danhone, Marcelo e Gabi (Biergarten), Octávio e Mari, Vessecchi e Vivi, Paulão, Lúcio e Roseli, João Arthur e a Giulia, é claro! ;)

Agora, é só esperar! (O Gu disse que a fermentação está a todo vapor!)

Marcadores: Cerveja e seus afins, Cervejada

Uma receita melhor que a outra

No sábado, tivemos o prazer de receber a família do Tarcísio mais uma vez no Biergarten. É claro que ele veio comprar a rifa das Westvleteren 12 com o nome da Dri, sua mulher. Mas melhor do que isso: trouxe mais uma de suas crias pra gente degustar. O Vessecchi estava por aqui e deu sorte de tomar com a gente. Olha só:

Marcelo servindo a cerveja pro Vessecchi, pra Gabi, pro Tarcísio e a Dri lá no fundo, de olho em tudo e cuidando de seus gêmeos fofos.

Tarcísio fez a cerveja no dia do seu aniversário. Por isso, o nome Happy 42 Beer. Ele tinha as sobras de malte pilsen e malte de trigo e misturou tudo, sem definir exatamente o estilo da cerveja. Na maturação, colocou amoras e cerejas; o priming foi feito com açúcar comum e muito bem feito, afinal, carbonatou super bem! Olha a espuma!

Um brinde às excepcionais cervejas do Tarcísio, que nos parece ter como característica uma acidez singular, que confere a elas uma refrescância deliciosa! Parabéns, Tarcísio!

Não dava pra deixar de mostrar essas fofuras: Luca Vasco, vascaíno, como o pai, até no nome; e Trícia, palmerense como a mãe. Detalhe: eles já são roqueiros de primeira — acompanhando os passos dos pais, é claro!

Marcadores: Boa companhia, Cerveja e seus afins, Degustação, Stammtisch