Empório Biergarten: Cultivando Prazeres

17 Março 2009

Saint Patrick's Day

Como autênticos representantes da cultura cervejeira, não poderíamos deixar uma data tão especial passar sem um "gole" em nosso blog.



Conheça a história de São Patrício, clique aqui.

Marcadores: ,

14 Março 2009

As boas novas chegam logo!

E quase nem dá tempo de botar na prateleira:
Fernando e Gustavo já garantiram as duas cervejas Boon, de Lembeek - Bélgica: a Geuze Mariage Parfait e a Kriek Boon.

Todas as novas belgas que chegaram ao Biergarten: Geuze Mariage Parfait; Kriek Boon; Palm (velha conhecida!); Palm Royale; Steenbrugge Dubbel; e Steenbrugge Blond.

Comentários sobre as cervejas serão feitos assim que bebermos por aqui! ;)

Marcadores: ,

12 Março 2009

Celta Rauchbier provada e aprovada

Vamos à degustação: na terça-feira, reunimos apaixonados por cerveja. Desde produtores a tão somente bebedores — todos com certeza estudiosos (de uma forma ou de outra) desse líquido dos deuses.

O Luis Teixeira, cervejeiro caseiro, que deu à sua cerveja o nome de Celta havia nos prometido, em sua primeira visita ao Biergarten, uma cerveja para uma degustação. E ele não é de esquecer uma promessa. Por isso, a proposta que desde o início foi uma rauchbier, se concretizou aqui.

Com um seleto grupo de amigos, o Biergarten pode dizer que é privilegiado! O sabor ficou na memória de quem tomou (pode ser que haja mais, pode ser que não). Aqui, mostramos um pouco dessa festa:

O brinde!


Luis ouviu a opinião de Marcelo Carneiro, da Colorado: ele achou a cerveja bastante equilibrada e gostou do que provou! (E essa opinião é importante, vindo de quem vem!)

Também... A qualidade é garantida: o Luis foi um dos finalistas do Concurso de Mestre-Cervejeiro da Eisenbahn de 2008!

E além dele, Phil Zanello, cervejeiro caseiro de Piracicaba (famoso pelo vídeo de como fazer um clone da Hoegaarden), que também participou do Concurso da Eisenbahn e que nos mandou, através do Paulo, seu irmão, um sifão para degustação.

Ou seja, um encontro de bons entendedores de cerveja e ótimos degustadores. Tem mais gente importante pra gente, olha só:(É só clicar, que a imagem fica GIGANTE!)

E foi assim: o Roberto Fonseca contou que ia ter a degustação no seu blog e o Luis também já falou de suas impressões no Blog da Celta. Confira tudo nos links!

A gente tá chique, né!? ;)

Marcadores: , , ,

Início de uma degustação - Celta

Vamos por partes: a degustação da rauchbier da Celta, cerveja do Luis Teixeira, foi na terça-feira. Mas, tudo começou no sábado, com o email dele, nos contando que estava pronta a sua mais nova cerveja!

Combinamos de ele vir trazê-las e então, marcamos a degustação na terça-feira. Ele veio na segunda-feira e já abrimos duas garrafas para termos uma prévia do que seria a deliciosa degustação de terça. E realmente, a cerveja ficou deliciosa!



Quem estava aqui, se deu bem! ;)

Veja a explicação sobre a produção dessa rauch, que o próprio Luis nos escreveu:

"Eu usei nesta cerveja 5 tipos de malte: Malte Pilsen para base, Malte Defumado, Malte Viena, Malte Caramelo e Malte Chocolate. Usei também 2 dos melhores lúpulos, o Hallertau Tradition e o Sladeck.

Mas o que deu um toque especial nesta cerveja foi que eu usei como priming o açúcar Demerara orgânico, um tipo de açúcar de cana que se parece muito em sabor com a rapadura.

A cor dessa cerveja é um marron intenso quase chegando a preto e a sua espuma é muito cremosa e densa por causa da boa carbonatação.

O teor alcoólico está na casa dos 8%, mas o álcool está bem integrado, não aparecendo tanto no conjunto.

Resumindo: uma boa cerveja, acho que vão gostar."

Ele tem razão! ;)

Marcadores: , , ,

Caras e bocas

A gente adora o Conselho de Segunda! Muita boa conversa, muitas risadas, muitas fotos e, claro, muitas boas cervejas!

Aí, tem dia que rola inspiração para as poses nas fotos e a gente fica tão em dúvida do que é melhor na seleção, que acha melhor mostrar tudo. Veja só:


Paulão e Vessecchi, com participação especial do Marcelo em uma das fotos. Adoro esses meninos entendedores de cerveja! ;)

Marcadores:

10 Março 2009

R2-D2 (Artoo-Detoo) by Heineken



Procurando o que fazer com seu Keg da Heineken?

Marcadores:

09 Março 2009

Cervejarium! Cervejarium!

Voltando aos velhos e queridos costumes, fomos ao Cervejarium no último sábado pra conhecer as novas mesas do bar da Cervejaria Colorado. E também, claro, rever e encontrar novos e antigos amigos.

Chegando lá, tivemos a sorte grande de encontrar uma Golden Carolus Christmas nos esperando na geladeira. A cerveja é digna dos deuses! Com sabor bem marcante de amêndoas e toffee. No copo, parece leite com café, com uma cor linda e uma espuma persistente. A noite começou muito bem, é claro!

Gabi, Marcelo e Gui degustando a Golden Carolus Christmas.

A Ju, gerente da noite no Cervejarium, de cabelo novo e mais linda do que nunca!

Depois, continuamos nas delícias: uma Chimay Grande Resèrve, presenteada pelo Gui aos amigos.
Da esquerda para a direita: Alene, David, Marcelo, Guilherme e Gabi numa das mesas novas do Cervejarium!

Gui, nosso grande amigo entendedor de cerveja!

David e Alene, que já se tornaram grandes amigos!

É claro que a noite continuou até tarde, regada a muito chopp Colorado! ;)
Não é bom demais fazer amigos, bebendo cerveja?


Nossas fotos no cervejarium:

Marcadores: , ,

Cervejas da Argentina

O Guilherme passou seu Carnaval em Buenos Aires e trouxe na mala nada menos que oito marcas de cervejas para experimentar. Ele já havia trazido a Bass Pale Ale (inglesa) para provarmos juntos — esta, nada de excepcional (depois, fomos descobrir no site dela que é perfeita para um Black & Tan). No último sábado, ele trouxe mais duas (as últimas da mala) para degustarmos.

A gente brindando com a Primitiva — argentina de Buenos Aires!

Tomamos a Primitiva e a Holsten. Esta última, alemã de Hamburgo, era uma pilsen comum, sem nada a acrescentar ao paladar.

Agora, a Primitiva... Merece todos os bons comentários: pilsen, com um aroma de açúcar mascavo, surpreendeu pelo sabor ser exatamente o que se espera. É levemente adocicada e tem esse final que lembra açúcar queimado, ou mesmo o mascavo (nada parecido com caramelo). A cerveja é divina e está na lista de desejos de prateleira dos donos desta loja! Sem contar que seu rótulo é lindo!


Gui e Gabi com a escolhida: a melhor dentre as 8 cervejas da mala!

Marcadores: ,

Fazendo grandes amizades

A Giovana e o Marcelo estavam sumidos por uns tempos e a gente ainda não havia tido a oportunidade de fotografá-los para este blog. Dessa vez, merecem, além de serem homenageados, receberem o nosso muito obrigado: eles estiveram em Cunha - SP, pertinho de Parati, e se lembraram da gente: trouxeram a cerveja WolkenburG, feita por um alemão que se apaixonou pelo pedaço e montou sua cervejaria no meio das montanhas. Assim que a degustarmos, daremos notícias de nossas opiniões por aqui.

Giovana, Marcelo e Gabi, segurando as WolkenburGs: uma Dunkel e uma Weiss.

Depois, chegou o David, já um grande amigo nosso, fazendo novas amizades: ele e o casal engataram num papo acompanhado de boa cerveja, que não acabava mais! ;)

Marcadores: ,

Hummm....

Osvaldo veio mal intencionado para o Biergarten nesse final de semana. Sua sede era certa: Trappistes Rochefort 10, a "Blue Cap". A melhor das cervejas Rochefort estava esperando por ele, gelada no ponto, em nossa geladeira cervejeira.

Uma delícia comprovada!

Nosso querido amigo fotógrafo, Matheus, veio fazer companhia ao Osvaldo e mostrar toda a sua força! hehehe

Marcadores: