23/03/10

O nosso Saint Patrick's Day

Dia 17 de março tivemos chope pilsen verde da Lund! Nossos agradecimentos ao Yussif e ao Evandro, que nos garantiram muita diversão! As fotos falarão por si:


Paulão, Vessecchi, Vivi, Gustavo, Gustavo Bozano, Guto, Evandro, Fred, Luis, Gustavo, Adriano, Gabi, Marcelo, Daniel, Anna, Danilo estiveram presentes na bebedeira. Clique na imagem para ampliar e ver com detalhes!

Tá pensando que foram "só" esses 20 litros de chope? Não! Ainda teve uma intensa degustação das cervejas do Gustavo: chocolate porter, red ale, saison, irish red ale. Diversão e boa cerveja mais do que garantidas! Olha que delícia:

Nessas fotos já tem a Ju, o Matheus e o Henrique - a família do Gustavo Bozano. Clique para ampliar.

Sem querer comentar, mas já comentando (porque é triste dizer), esta foi a última noite do Paulão em Ribeirão. Na quinta-feira ele foi de mala e cúia para Brasília. Vamos sentir MUITO a sua falta até a próxima visita (que, esperamos, seja logo!!).

Marcadores: Boa companhia, Cervejada, Degustação, Stammtisch



19/03/10

A tão esperada charmat

Esta cerveja tem uma longa história: quando estávamos pra abrir a loja, o Marcelo entrou em contato com o pessoal da Bierbaum, que a fez, para podermos experimentar e revender. Mas, ela foi uma experiência (que ainda não foi repetida) e o moço que respondeu aos insistentes emails disse que só venderia se fôssemos lá buscar — em Treze Tílias - SC.

Infelizmente, não fomos buscar. Mas, depois de aberta a loja, felizmente, conhecemos o Evandro, que é de Treze Tílias!, e o Marcelo contou toda a historinha acima e falou sobre a curiosidade de experimentar uma cerveja feita pelo método charmat.


Olha a explicação que encontramos na Wikipédia para o precesso: Também chamado Charmat-Martinotti, este processo é um método mais econômico que o Método Champenoise para criar gás carbônico nos espumantes. O vinho é submetido à segunda fermentação em tanques de aço inoxidável (em vez da própria garrafa) e é engarrafado sob pressão. O processo é similar ao de fabrico de refrigerantes, diferindo deste na medida em que o gás carbônico do espumante é produzido na segunda fermentação (enquanto o do refrigerante é simplesmente adicionado por uma fonte externa ao processo). Este processo foi inventado em 1895 pelo enólogo italiano Federico Martinotti mas foi patenteado em 1907 pelo francês Eugène Charmat.

E então, tivemos a grata surpresa de sermos presenteados pelo Evandro com uma garrafa, que ele trouxe de sua cidade natal quando esteve lá! (Esse presente já tem mais de mês mas a gente estava esperando por ele pra experimentar!)

Então, morram de inveja, porque segunda-feira degustamos uma cerveja maravilhosa:

Olha a felicidade do Marcelo. Afinal, estamos experimentando uma cerveja ainda desconhecida.

Presenteado e presenteador.

Olha o "perlage" (porque chega a ser pecado falar em carbonatação simplesmente), depois de um ano e meio engarrafada! O Evandro achou que ela não estaria mais tão lupulada mas, a surpresa foi excepcional: a cerveja estava divina! Realmente, incomparável com as champenoises. Ela ficou com muito gosto de cerveja, refrescante, aromática, lupulada, com uma inserção de álcool perfeita.

Um brinde de pura felicidade!

Sortudo Conselho de Segunda! Depois dessa cerveja, nada mais é necessário!

Marcadores: Cerveja e seus afins, Cervejada, Degustação, Stammtisch



18/03/10

A saga de um sábado etílico

Um dia lindo, um clima bom no ar e muitas novas cervejas para experimentar. Imagine como foi ótimo o nosso sábado (13.03)!

Paulão foi o primeiro a chegar e começou com uma Coopers Best Extra Stout.

O Gu veio mais tarde e os dois dividiram uma Liefmand Oud Bruin: uma delícia!

E foi chegando mais gente, sentindo o cheiro de Flying Dog: Ximbica, com seu chapéu Panamá original, e o Gui, com muita sede.

E então, chegou o Vinícius e também o Luis e sua família.

E falar sobre cerveja significa ter muito assunto por aqui. E todo mundo está impressionado com a qualidade das Flying Dogs!

Chegou o Wilton pra completar a patota...

... que não é completa sem o João Arthur!

E chegou o Daniel (pseudo Jesus) com sede de Wäls. (Nesta hora o Paulão e o Gu já tinham tomado todas as Flying Dogs e acharam melhor ir pra casa dormir! hihihih)

E claro, só podia ser: foram eles que fecharam o dia de degustações do Biergarten. A dupla Guilherme (que também tomou todas as Flying Dogs) e Henrique finalizaram a segunda etapa do dia.

Marcadores: Boa companhia, Cervejada, Cervejas Americanas, Cervejas Belgas, Degustação, Stammtisch



17/03/10

Sexta-feira é sagrado: uma cervejinha pra começar!

Sexta-feira é o dia da cerveja. E com certeza esse pessoal começa bem o fim de semana. Olha só:

Bruno começou com uma Honey Dew, pra refrescar.

Bechelli veio com uma turma grande e o Gustavo também apareceu por aqui. Da esquerda para a direita: Lucas, Bechelli, Fernanda, Gustavo, Bruno, Marcelo, Gu, Flávio, Ivone e Pascoal.

Na mesa de fora, a querida Giovana e o Eduardo.

E ficaram até o fim, os irmãos Danhone: Gustavo e Marcelo. (Olha o Marcelo de olho arregalado! É que ele sempre sai de olhos fechados, por causa do flash!)

Depois, ainda fomos comer juntos! E a farra foi até tarde!

Marcadores: Bebendo aqui, Boa companhia, Cervejada, Stammtisch



15/03/10

Um bom exagero!

Domingo, dia 07.03. Olha que delícia de dia:

Octávio, Mari e Gustavo abrem o dia com uma Tripel Karmeliet!

Gilbertinho e Matheus aparecem por aqui. É ele o fotógrafo! Deu pra perceber, né!?

E eles fecham o domingo com uma Lust DI-VI-NA de 1,5 litros! Ela é de 2008, por isso está bem descansada. A cor mudou para laranja e ela está excepcionalmente cítrica no ponto, perdendo um pouco da característica de champenoise, mas se mantendo bastante carbonatada. Muito boa!

Em três pessoas, tomar uma Lusta de 1,5 litros, foi um exagero adorável! ;) E como o domingo ficou mais leve... hehehe!

Marcadores: Cervejada, Degustação, Stammtisch



08/03/10

Momentos de um sábado à tarde/noite

O último sábado foi bem interessante. Como normalmente acontece, tivemos pessoas de várias tribos que se conhecem graças ao prazer de tomar boas cervejas. A gente conhece cada um que passou por aqui e sabe que esses encontros e essas amizades são muito possíveis, graças, principalmente, à cerveja! É isso que torna essa nossa profissão tão interessante: a integração que acaba ocorrendo entre diferentes pontos de vista, diferentes costumes, diferentes culturas. (Calma, gente: não é nada tão gritante! As pessoas são civilizadas e conversariam entre si de qualquer forma. Mas é que a cerveja facilita tanto isso...)

Marcelo, Gui (que veio pra ficar), Matheus e Ramiro.

Henrique e sua namorada, Lorena.

Todos presentes no momento, o que inclui o Octávio, o Vinícius e o Éric.

Os irmãos Martins: Éric e Vinícius.

Olavinho na área!

O Gui, já com os olhos pequenininhos!

Os derradeiros experimentando a kölsch do Marcelo! O nome desta cerveja será FRESKIKA! (Mais detalhes posteriormente)

Marcadores: Boa companhia, Cervejada, Degustação, Stammtisch

Segunda de Conselho (é claro!)

Dia 01.03, mais um encontro dos amigos de sempre, para tomar cervejas boas, como sempre! Agora, temos que aproveitar enquanto temos a presença do Paulão — porque, em breve, ele se muda de mala e cuia, pra Brasília, onde vai dar aula e, até que enfim, morar com a Mani!!!

Os primeiros a chegar: Octávio, Vinícius, Vessecchi e Paulão.

Daniel, Marcelo (com a receita da fruit bier que ele está fazendo) e Gustavo.

Agora, Anna e Zé Mario também aparecem na foto! Olha o pão com malte do Vessecchi na mesa — quase que não dá tempo de fotografar. De tão bom que tava, acabou rapidinho!

Todo mundo experimentando a Dubbel do Gu, pro concurso da Eisenbahn: tá beeeem cítrica!

Próxima: Ressaca's Beer! Essa cerveja não acaba! Hahahahaha!

Os meninos sentados no banquinho do corredor do Mercadão.

Note os detalhes: Paulão com uma borboleta que não desgrudava dele e Vessecchi de pernas super cruzadas. Quanta bichice... hihihih!!

Marcadores: Boa companhia, Cervejada, Degustação, Stammtisch



01/03/10

Cobertura da inauguração do Bar Brejas como sede da ACervA Paulista

Pois é! A gente foi lá pra Campinas prestigiar o pessoal! Agora, a ACervA Paulista tem o Bar Brejas como sua sede oficial e vai ser lá que o pessoal vai conseguir fazer encontros, cursos, e claro, cerveja!

Foi muito bom ver a empolgação de todo mundo, beber ótimas cervejas caseiras, conhecer o Bar Brejas. Realmente, o pessoal não está pra brincadeira! Veja só:



Parabéns, cervejeiros paulistas! A tendência é só melhorar! :D

Obrigada pelo carinho de todos ao nos receber também! (Desse jeito a gente fica mal acostumado! heheheh)

Marcadores: Cerveja e seus afins, Cervejada, Tour etílico



26/02/10

O negócio é beber!

Quinta-feira, 25 de fevereiro:

Evandro Zanini deu as caras novamente por aqui. E a gente adora! Ele não perdeu tempo e já tomou a nova cerveja da Fuller's em terras tupiniquins: Discovery. Uma Blond bem boa!

Galera reunida: Paulão (que nos deu a notícia de que foi chamado pra dar aula na UnB! EEEE!! Parabééééns!!), Evandro, Gustavo, Carlos Alexandre, Marcelo, Vessecchi e Vivi.

Evandro e Gabi. A gente gosta desse moço de verdade, viu!?

Os filhos do Gustavo: Matheus (que é a cara dele) e Henrique (que é a cara da Ju!).

Gustavo, Ju e Fabíola, que estavam meio sumidos daqui e a gente sentiu falta!

O trio que ficou até o fim! E fecharam com uma La Brunette!

Marcadores: Boa companhia, Cervejada, Degustação, Stammtisch



25/02/10

Agito na quarta-feira!

24.02.10

Várias tribos numa mesma mesa: Daniel Catelli, João Arthur, João Pedro, Gustavo e Caio.

Marcadores: Boa companhia, Cervejada, Stammtisch

Sexta-feira animada!

Sexta-feira, 19.02, pós-Carnaval. Achamos que todo mundo ia estar de ressaca, sem muita vontade de beber. Ledo engano... Veja só a animação da galera:

Vinícius, Vessecchi, Vivi, Daniel e Anna Rê.

Bráulio também veio se divertir!

Bruno trouxe os amigos.

O Gu completou a festa!

Narcisa e Pavan também vieram beber!

E mais amigos do Bruno chegaram!

Imagine se não foi uma festa! ;)

Marcadores: Bebendo aqui, Cervejada, Degustação, e, Stammtisch