14/01/10

Feliz aniversário, Vessecchi!

Terça-feira, dia 12, foi aniversário do Vessecchi e na quarta, foi da Vivi. Então, na terça, eles vieram pra cá comemorar:

Vivi, Vessecchi, Marcelo, um monte de comidinhas e uma kölsch pra comemorar!

Brindamos o aniversário com a Sünner Kölsch!

Aí, chegou o Paulão e deu de presente para o Vessecchi uma tabela periódica de cervejas. Perfeito para um químico, não!? (Note que tivemos o prazer de ter a Beth, o João e o John aqui conosco!)

Fechamos as comemorações com nossa última kölsch: a Gilden. Refrescante como só uma kölsch pode ser!

Participaram das comemorações a família do Vinícius, que estava por aqui também: Eric e Sr. Eliseu.

Tudo do bom e do melhor para os aniversariantes! E para os não-aniversariantes também! hehehe!

Marcadores: Boa companhia, Cervejada, Cervejas Alemãs, Degustação, Stammtisch



23/11/09

Geladinha!


Pra matar um pouco da sede que nos dá esse verãozão de Ribeirão, tomamos uma kölsch pra relaxar! Refrescante, levinha, desce "redonda"!
(Morram de inveja, míseros mortais! heheheh!)

Marcadores: Cervejas Alemãs, Degustação



25/10/09

Conversa boa!

Marcelo e Giovana.

O casal simpatia aí, depois de um bom tempo sem se sentar na nossa mesa, resolveu vir conversar e beber boa cerveja num sábado de muito calor (17/10).

Como é bom fazer amigos assim...

Marcadores: Boa companhia, Cervejas Alemãs, Degustação, Stammtisch



15/10/09

Para refrescar

E para o Vessecchi parar de nos atazanar, dizendo que não tomou nenhuma kölsh.

Segunda-feira passada (05/10), antes de começar os trabalhos do Conselho de Segunda, abrimos com a dupla dinâmica a Reissdorf Kölsh — é uma pena não encontrar muitas cervejas desse estilo no Brasil! É uma delícia e como refresca... Mas isso se aplica às alemãs originais, hein?

Vejamos a farra que sempre vira quando o Paulão e Vessecchi estão por aqui:


Servindo...

Brindando...

Tomando...
Todo mundo fazendo careta! (Inclusive o Vessecchi! - hihihihi)

Marcadores: Boa companhia, Cervejas Alemãs, Degustação, Stammtisch



13/10/09

Os presentes do Gui

O Guilherme, como bom amigo que é, gosta de dividir as boas cervejas conosco. No sábado (03/10), não foi diferente: ele ganhou as cervejas caseiras do Edson e do Mauro (que trabalham na Colorado e no Cervejarium, respectivamente) e trouxe pra gente experimentar.

Além dessas duas, ainda trouxe uma cerveja especial, feita pelo Marcelo da Colorado, com um americano (o Gui não lembrava exatamente quem), que sobrou 3 garrafas. Uma, o Marcelo abriu numa degustação (e ficou famosa pela dificuldade que tiveram em abri-la), a outra ele guardou pra ele e a terceira, estava em exposição no Cervejarium. Pela insistência, o Gui ganhou a garrafa e veio degustá-la conosco!


E pra fechar as degustações do dia, abrimos com ele uma de nossas kölsh, que refrescou um pouco nossas gargantas nesse dia de muuuito calor! Vamos aos fatos:


A cerveja do Edson: bastante gaseificada, não era uma IPA, como esperávamos (não conseguimos reconhecer em que estilo ela se qualificaria). No caminho certo, a cerveja ainda estava muito alcoólica, chegando a enformigar a língua. O aroma estava delicioso!

A cerveja do Mauro. Já estava famosa, pelos comentários que vínhamos ouvindo de quem já tinha experimentado. Perfumada, saborosa, com uma espuma que não se desfaz facilmente. Merece todos os elogios! ;)

A tal da cerveja difícil de abrir. Motivo: uma rolha gigante, para um gargalo estreito. Mas, valeu o esforço: magnífica! Lupuladíssima, saborosa, refrescante e ainda assim, percebia-se que era bastante alcoólica. Como sempre, uma grata surpresa!

EEEEEE!!! Note a cara de "bêbida" da Gabi...

A Bürger Kölsh com a qual brindamos essa amizade cervejeira!

EEEEEE!!! Super refrescante, desceu redondamente redonda! (Bêbidinha, bêbidinha...)

Gui, mais uma vez, obrigada pelas cervejas!

Marcadores: Bebendo aqui, Boa companhia, Cervejada, Cervejas Alemãs, Degustação



19/09/09

Começou hoje a Oktoberfest!

Em Munique, foi aberta hoje a festa de 2009.

Prefeito de Munique, Christian Ude, brinda primeiro barril de cerveja durante a abertura da 176ª Oktoberfest. (Foto: Pawel Kopczynski/Reuters)


Oktoberfest Hit 2009 "I am from Bavaria"



A festa remonta ao casamento, em 1810, do príncipe herdeiro Ludwig, mais tarde rei Ludwig 1º, com a princesa Therese von Sachsen-Hildburghausen. Veja o site da prefeitura de Munique

Marcadores: Bebendo fora, Cervejada, Cervejas Alemãs



03/08/09

Mais uma kölsh, por favor!

Para continuar nossa saga de degustações de cervejas kölsh, as típicas da cidade de Colônia, na Alemanha, abrimos a PeterS Kölsh. Desta vez, para comemorar a camaradagem de nosso amigo Gustavo, que estava aqui conosco, na última segunda-feira.

Como são refrescantes essas delícias...




Mais uma vez, obrigada, Kika, Nils e
amigos!

Marcadores: Boa companhia, Cervejas Alemãs, Degustação



29/07/09

Hopfen und Malz - Gott erhalt's

(Lúpulo e malte - Deus proteja!)

Essa foto dá sede!

A Carol estava neste lugar há pouco tempo atrás, quando fez seu tour pelo norte da Alemanha, tomando muita cerveja e vendo paisagens lindas!

Não é de dar água na boca? Melhor nem fazer maiores comentários...

Marcadores: Bebendo fora, Cervejas Alemãs, Tour etílico

Mais cervejas no sábado!

Phil e Paulo, tomando uma Anner Special Bitter: aprovadíssima (como todas)!

E pra comemorar essa vida boa, abrimos mais uma kölsh. Desta vez, foi a Gaffel.

Hummmm... Essa espuma, esse sabor. E a cerveja consegue ser leve, sem ser aguada!

Mais uma vez, um brinde à Kika e ao Nils!!

Marcadores: Boa companhia, Cervejas Alemãs, Degustação, Stammtisch



23/07/09

Uma pils, viva, direto da Alemanha!

O Guilherme tem grandes amigos. Dentre eles, uma amiga que acabou de chegar da Alemanha, trouxe pra ele esse sifão de um litro de uma cervejaria de Hamburgo. A Gröninger Pils que experimentamos, sofreu um pouco: chegou inteira ao Brasil mas, o Gui conseguiu batê-la contra uma escada e a garrafa trincou. Por isso, infelizmente, a carbonatação se perdeu. A cola do rótulo também não era lá essas coisas e acabou que ele rasgou.

Ou seja, linda embalagem mas, pouco funcional. De qualquer forma, a cerveja era bastante perfumada e percebia-se, realmente, seu frescor. Mais encorpada do que se espera de uma pilsen, o que nos surpreendeu e agradou imensamente. A Kika, que morou na Alemanha e tem grande parte do seu coração lá, disse que assim que sentiu o aroma, se sentiu de novo no país, dizendo que o aroma é bem característico das cervejas de lá.

A cerveja é produzida e servida na própria cervejaria.

Note que linda cor! Na foto, Kika, Gui, Gustavo e Marcelo.

Noite de sábado fechada com chave de ouro!

A Gröninger Braukeller (cervejaria/restaurante) está localizada no tradicional distrito de cervejarias de Hamburgo. A sua localização central, entre a cidade e o antigo distrito de armazéns garante um bom transporte público, facilitando o acesso. Eles fazem e servem a cerveja Gröninger Pils para "manter juntos corpo e alma". Até 1000 pessoas podem se sentar nas caves singulares, com o branco polido das caldeiras de fermentação.

Gröninger Braukeller
Ost-West-Str. 47
20457 Hamburg - Deutschland

Marcadores: Boa companhia, Cervejas Alemãs, Degustação



07/07/09

A segunda kölsh tomada no Biergarten

Resolvemos abrir uma de nossas cervejas da coleção de kölshs. Na verdade, fomos meio que obrigados, já que a Mühlen Kölsh é uma cerveja mais fresca e por isso, com um vencimento já bem próximo.

Também é uma das kölshs mais charmosas, na nossa opinião (note o layout e não deixe de visitar o site, que é bem legal) e, segundo o Nils, uma das mais saborosas.
Para afirmar isso, só bebendo. E foi o que a gente fez:


Pra variar, o egoísmo não faz parte de nosso dicionário. Portanto, os felizardos aí, dividiram conosco essa delícia. Note que elas foram servidas em copos de kölshs originais (no caso, da Früh e da Reissdorf - que são os que temos à disposição).

Paulão, Gabi, Marcelo, Guilherme e Henrique: os "escolhidos" para a degustação. (Escolhidos pela sorte, viu, gente!? Nada marcado, nada combinado. Cerveja gelada, vamos beber! Deram sorte de estarem por aqui...)

A Mühlen Kölsh é extremamente leve e refrescante. Mas, engana-se quem pensa que por ser leve não tem corpo: aromática, com uma espuma persistente, a cerveja tem o amargor característico de seu estilo — nada exagerado, mas não é insossa. Seria perfeito tê-la por aqui, pra tomar sem parar, igual os alemães de Colônia fazem nas cervejarias. Desce que nem água mas, tem muito gosto! Deliciosa!

Um brinde à Kika e ao Nilis, que nos proporcionaram esse prazer!

Marcadores: Cervejas Alemãs, Degustação, Stammtisch



30/05/09

Amigos e cervejas: ótima combinação!

A Kika e o Nils se casaram no começo de maio (na verdade, eles já eram casados na Alemanha) e a gente conseguiu fazer um negócio bom com os amigos alemães que vieram ao casamento: eles trouxeram cervejas kölsh pra gente! Depois de fazer um tour com os gringos, o casal voltou pra Ribeirão e vieram nos visitar. Que bom! Que bom! Que bom!

Kika e Nils: nossos grandes e bons amigos!

Agora, nós e todas as cervejas que ganhamos!

(Clique para ampliar)

Veja só todas as cervejas kölsh que logo degustaremos:
Sion Kölsh, Gaffel Kölsh, Sester Kölsh, Bürger Kölsh, Gilden Kölsh, Reissdorf Kölsh, PeterS Kölsh, Mühlen Kölsh
. Desta vez, não tem Früh mas, nós já degustamos — você pode ver aqui. Tem outras cervejas desse estilo ainda pra experimentar. A gente chega lá! ;)

Nós estivemos em duas dessas cervejarias em Colônia, na Alemanha: na Früh e na Sion (as fotos desta última estão aqui).

Agora, entenda o que é esse estilo de cerveja:

Kölsch é uma cerveja de especialidade local, fabricada em Colônia, na Alemanha. É uma cerveja clara, com um brilhante tonalidade amarelo-palha e tem uma proeminente mas não extrema quantidade de lúpulo. É menos amarga do que a lager alemã — chamada de de chope ou Pils. Além disso, a Kölsch é fermentada a uma temperatura relativamente quente (13 a 21 ° C, ou 55 a 70 ° F) e, em seguida, condicionada ou estocada a frio. Este modo de fermentação liga a Kölsch com outros estilos de cerveja do Norte da Europa central, como as Altbiers do norte da Alemanha e da Holanda.
(Informações retiradas daqui.)

Agora, o cantinho da Carol também é da Kika! ;)
Muito obrigada, amigas!

Marcadores: Bebendo fora, Boa companhia, Cervejas Alemãs



21/05/09

Brauhaus Zion

Em Köln, Alemanha - Outubro de 2007


Marcadores: Bebendo fora, Cervejas Alemãs, Tour etílico