08/04/09

Bacalhau e cerveja para a Páscoa

BACALHAU BADEN BADEN
Pela chef do Restaurante Baden Baden, Carolina Vitoria

Ingredientes:


- 6 postas de bacalhau dessalgado
- 1 kg de brócolis
- 300 ml de azeite extra virgem
- 200 gramas de cebola cortada em rodelas
- 200 gramas de pimentão vermelho cortado em rodelas
- 200 gramas de pimentão amarelo cortado em rodelas
- 200 gramas de pimentão verde cortado em rodelas
- 100 gramas de azeitonas pretas
- 200 gramas de alho poró
- 50 gramas de alho laminado frito

Preparo:
Grelhe as postas de bacalhau e reserve. Em uma frigideira aqueça o azeite e refogue a cebola, os pimentões e o brócolis cozido, por último acrescente as azeitonas. Em um prato coloque as postas de bacalhau e por cima acrescente os legumes refogados. Finalize com o alho poró dourado em azeite e o alho frito.

Sirva com Baden Baden Golden, cerveja encorpada, de sabor levemente adocicado com aroma frutado e um toque de especiarias — entre elas, o cravo.

Marcadores: Harmonização



07/04/09

A gente ADORA segunda-feira!

Porque praticamente sempre tem o Conselho de Segunda (e a gente adora os meninos) e porque é sempre uma caixinha de surpresas. Olha como ontem foi uma segunda-feira adorável:

Gabi, Marcelo, Paulão e Vessecchi degustando a Estrella Damm Inedit.

Conseguimos experimentar a cerveja que está causando furor em relação à possibilidade de harmonizações e afins.

Bem cítrica e extremamente equilibrada, ela deve mesmo não sobressair ao paladar de qualquer prato em que for harmonizada.

Boa cerveja! Você consegue reconhecer o coentro, o alcaçuz, a laranja. Diferente!

Aí, sem avisar, chegam o Paulo e o Pedro para tomarem umas cervejinhas.


Paulo e Pedro se sentaram à mesa com Paulão e Vessecchi, para tomarem uma Orval.

Enquanto eles degustavam essa trapista deliciosa (cítrica e um pouco amarga), a gente já estava de olho na bolsa térmica que o Paulo trouxe.

Surprise: eram cervejas do Phill!!!!


Tivemos a visita dos meninos da cerveja Radinho também! (E a promessa de mais cervejas pra gente!)

Pra todo mundo ficar feliz, "encontramos" uma rauchbier do Luis, da Celta. A última "perdida" na geladeira e tomamos com prazer: mais velha, ela se tornou mais forte e surpreendentemente deliciosa (melhorou com o tempo, o que a gente não achou que seria possível, já que já era uma delícia!), com um creme denso e persistente até o fim. Divina!

Viva a Celta Rauchbier!

E depois dessas cervejas todas fenomenais, as cervejas do Phill — que ainda não têm um nome certo! Mas isso é o de menos, o que importa é a qualidade! ;) E que qualidade, viu!?

A sorte do Osmar foi que ele chegou a tempo para experimentar também!


A Pilsen lupuladíssima do Phill, muito frutada e magnífica! Uma das melhores do estilo degustadas até hoje no Biergarten! DELICIOSA! (Da esquerda para a direita, Paulão, Paulo, Gabi, Marcelo, Pedro, Vessecchi e Osmar)

Pra fechar (ou não), tomamos a Tripel do Phill: outra cerveja perfeita! Esse menino é um arraso!

Phill, muito obrigada pelas cervejas MAGNÍFICAS. Paulo, muito obrigada por trazê-las pra gente.

Marcadores: Bebendo aqui, Boa companhia, Cervejada, Degustação, Stammtisch

Os meninos da Omni

- Eles trabalham com o Zé Virgílio, cervejeiro caseiro, famoso por sua Pratinha e que também tem a Omni Mídia;
- Eles querem porque querem fazer hidromel;
- Eles vão ter o privilégio de fazer uma cerveja com o Zé Virgílio;
- Eles gostam de cerveja.

Precisa de mais motivos para virem degustar as cervejas no Biergarten?
Ah! O mais importante: eles são todos uma graça! ;)


Rodrigo, Frederico e Thiago tomaram vááárias!

Marcadores: Degustação, Stammtisch

Sempre presentes

Os irmãos Gustavo e Marcelo sempre vêm prestigiar o Biergarten. Além de terem se tornado grandes amigos nossos.

No último sábado não foi diferente:

"Uma Orval, por favor, pra começar bem o fim de semana!"

Marcadores: Boa companhia, Degustação, Stammtisch

Sexta-feira de degustações

O Bruno trouxe uma turma de amigos para degustar cervejas por aqui. Foram cerca de três horas descobrindo novos sabores, num papo descontraído e no clima que pede uma sexta-feira à noite!
Da esquerda para a direita, Beto Braghetto, Jader, César Costa, Marcelo, Bruno e Aírton. Pra fechar a bebedeira, eles tomaram a Saidera! (Literalmente!)

Marcadores: Cervejada, Degustação, Stammtisch

Ele não resistiu

Gianpaolo experimentou a Geuze Mariage Parfait.

Sumido, o Gianpaolo resolveu vir fazer umas comprar em comemoração ao seu aniversário, que foi na semana passada. Ele não resistiu somente levar pra casa e resolveu experimentar no Biergarten a Geuze Mariage Parfait — aquela cerveja que você ou ama, ou odeia.

Ele adorou! Ainda bem! ;)

Marcadores: Cervejas Belgas, Degustação



06/04/09

Aniversário do Vila Dionísio!

Na última quarta-feira, dia 1 de abril, o Vila Dionísio completou um ano de sucesso em Ribeirão Preto. Como não podia deixar de ser, fomos comemorar com eles (coisa difícil...). Teve show do Kid Vinil e o bar, pra variar, estava bombando!

Pra não haver brigas entre o casal, achei melhor levar o Marcelo embora antes que a moça que ia sair de dentro de um bolo gigante aparecesse! ;)

Rogério, do Vila Dionísio e Marcelo, do Biergarten.

Gabi, do Biergarten e Rogério, do Vila Dionísio.

Gabi e Marcelo, o casal Biergarten.

Kid Vinil: "Eu sou boy, eu sou boy, eu sou boy..."

Marcadores: Boa companhia, Cervejada

Um novo sabor a cada dia

Os professores Fernando, Gustavo e Alexandre.

Como já é de praxe, os professores vieram degustar mais algumas cervejas do Biergarten. Num momento de descontração, de folga do trabalho, eles se divertem experimentando e buscando reconhecer as diversas nuances de sabor e aroma de cada cerveja.


E foi lendo o release abaixo que os convencemos a experimentar a Estrella Damm Inedit. Veja só como é fácil ser convencido:

A Cerveja para paladares refinados

Alternativa aos vinhos nas mesas da alta gastronomia, cerveja catalã foi feita especialmente para harmonizar com pratos complexos e já enfrentou até harmonizações com alcachofra.

Até agora a cerveja era conhecida apenas como um bom acompanhamento para petiscos e comidas leves em ambientes descontraídos. Pensando no potencial e glamour por trás da bebida, Ferran Adriá, um dos mais renomados chefs do mundo, reuniu Julie Solier e os sommeliers do conceituado El Buli com os mestres cervejeiros do Grupo Damm, uma das maiores cervejarias da Espanha.

A pérola confeccionada por este time de especialistas é a Estrella Damm Inedit, feita sob medida para brilhar nas mesas da alta gastronomia. Elaborada com um blend de maltes de cevada e trigo, temperada com casca de laranja, coentro e alcaçuz, a Inedit harmoniza com os pratos mais complexos, servindo como opção aos vinhos nas adegas dos melhores restaurantes.

A complexidade do sabor da Inedit é tanta que em fevereiro deste ano, durante o Fòrum Gastronòmic de Girona, na Catalunha, que reuniu chefs e especialistas da gastronomia de toda a Europa, a própria cervejaria desafiou os chefs a produzirem pratos com alcachofra, o terror da harmonização dos vinhos. Desafio aceito e vencido, a Inedit provou sua versatilidade frente também a pratos amargos, ácidos e defumados.

Com corpo de 4,8% de álcool, a Inedit é refermentada na garrafa, levemente turva, cremosa e com suave carbonatação. Apresenta notas florais e frutadas, paladar ligeiramente doce e retrogosto persistente. A apresentação é em uma elegante garrafa âmbar de 750 ml, lembrando as de champagne. O rótulo traz uma estrela dourada, símbolo da cervejaria, reforçando que ela pode brilhar solitária ou na companhia de pratos sofisticados. Serve-se em taças para vinho branco.


E eles tomaram a Estrella Damm Inedit! O melhor foi ouvir os comentários sobre a cerveja, seu equilíbrio e a característica de não ter nenhum sabor ou aroma mais preponderante que outro e mesmo assim, ser tão marcante. Eles ficaram por muito tempo tentando descobrir qual seria a melhor de suas receitas para harmonizar com ela. Esse trabalho não é uma delícia?

Pra fechar com chave de ouro, a sobremesa: o pessoal teve a sorte de saborear o doce de leite da Dona Rosy — minha mãe —, que tinha acabado de trazê-lo da fazenda, direto para a mesa do Biergarten, acompanhado de licor de café.

Dos deuses!

Marcadores: Boa companhia, Degustação, Stammtisch

Páscoa no Biergarten


Cerveja & Chocolate: Um presente diferente nesta Páscoa!

Marcadores: Cotidiano