23/03/10

Uma noite para degustar

O Evandro trouxe algumas garrafas de Lund pra gente degustar, pra analisar as diferenças depois de terem sido pasteurizadas. E a gente, que não é bobo nem nada, aceitou o "trabalho":

A cerveja ficou tão boa quanto o chope. Ainda falta um pouco de gás, mas são os pequenos acertos na engarrafadora que vão fazer a diferença na hora de tampar. Leve, suave, refrescante — perde um pouco da presença do lúpulo, tão fácil de sentir no chope — mas ainda assim, tem ele mais presente do que a maioria das pilsens nacionais.

Osvaldo chegou na hora, pra degustar conosco e poder também dar sua opinião a respeito.

Continuando, porque quando a gente começa é difícil parar, tomamos a última pilsen 33 Export, do paranaense Guylherme, para o Evandro também provar. Depois de tanto tempo, é claro, ela já não estava tão fresca mas mesmo assim, manteve sua fama de muito bem feita! ;)

E por último (mas não sendo a última ainda), a degustação teve também a última Copernicus do Guylherme. Boa, muito boa! ;)

Marcadores: Cerveja e seus afins, Degustação, Stammtisch

A happy hour dos professores

Egídio, Márcio e Welton.

Eles escolheram sexta-feira à tarde para voltarem a se encontrar. Mesmo dando aula na mesma escola, seus horários e turmas são diferentes e assim, eles se vêem menos — o que não impede de a amizade continuar firme e forte. Assim, sexta-feira é o dia de eles se encontrarem e divertirem-se juntos.

Pra você ver a prova de amizade: o Márcio está sem beber durante a quaresma e mesmo assim vem passar vontade. Só pra acompanhar os amigos. Isso não é legal? ;)

Marcadores: Boa companhia, Degustação, Stammtisch

Mais um aniversário do John

João pai e João filho, comemorando os 19 anos dele!

Ano passado, o John veio comemorar sua maioridade etílica. Este ano, não foi diferente: ele e seu pai vieram começar as comemorações aqui no Biergarten. Sexta-feira, 19 de março, para abrir o apetite para a festinha familiar que os aguardava, eles degustaram Flying Dogs (as meninas do momento, é claro!).

E como o cabelo desse menino cresce rápido! Impressionante...

Marcadores: Bebendo aqui, Boa companhia, Cervejas Americanas, Degustação, Stammtisch

O nosso Saint Patrick's Day

Dia 17 de março tivemos chope pilsen verde da Lund! Nossos agradecimentos ao Yussif e ao Evandro, que nos garantiram muita diversão! As fotos falarão por si:


Paulão, Vessecchi, Vivi, Gustavo, Gustavo Bozano, Guto, Evandro, Fred, Luis, Gustavo, Adriano, Gabi, Marcelo, Daniel, Anna, Danilo estiveram presentes na bebedeira. Clique na imagem para ampliar e ver com detalhes!

Tá pensando que foram "só" esses 20 litros de chope? Não! Ainda teve uma intensa degustação das cervejas do Gustavo: chocolate porter, red ale, saison, irish red ale. Diversão e boa cerveja mais do que garantidas! Olha que delícia:

Nessas fotos já tem a Ju, o Matheus e o Henrique - a família do Gustavo Bozano. Clique para ampliar.

Sem querer comentar, mas já comentando (porque é triste dizer), esta foi a última noite do Paulão em Ribeirão. Na quinta-feira ele foi de mala e cúia para Brasília. Vamos sentir MUITO a sua falta até a próxima visita (que, esperamos, seja logo!!).

Marcadores: Boa companhia, Cervejada, Degustação, Stammtisch

Lund engarrafando!

Em pleno Dia de São Patrício (bom sinal, por sinal!), o pessoal que estava aqui no Biergarten pôde ir até a Lund para ver as primeiras garrafas da cervejaria. Passe vontade, por enquanto:

Vivi e as garrafas.

Olha que lindo!

Evandro mostrando tudo ao André, que é mestre-cervejeiro e já trabalhou em várias grandes cervejarias.

Imagine se Paulão e Vessecchi perdem as oportunidades de acompanhar de perto! ;)

Marcadores: Bebendo fora, Cerveja e seus afins, Degustação, Tour etílico

Momento totalmente Guinness

Tadeu a caráter para o Saint Patrick's Day.

Dia 17 de março, Tadeu veio comemorar o dia de São Patrício conosco com camisa da Guinness, tomando um pint da Guinness Export.

E assim, iniciaram-se as comemorações no Biergarten.

Marcadores: Boa companhia, Cervejas Irlandesas, Degustação

Noite de uma italiana só

O Evandro queria experimentar. E a gente também. Assim, terça-feira passada (16.03), tomamos a primeira das duas italianas que chegaram aqui. A Birra Duan é a primeira italiana artesanal que chega ao Brasil com duas versões: a Bianca e a Ambrata. Artesanal, com produção de 800 caixas ao mês (300 delas para o Brasil). Então vamos lá:

Duan Bianca foi a dama da vez. Witbier, na sua fabricação são utilizadas aveia, trigo, cascas de laranja e coentro. Refrescante, nos surpreendeu pelo sabor extremamente floral. Floral mesmo! Parecia que tinha flor mesmo no líquido. Ela tem um azedinho característico de witbier mas ter esse floral que acaba dando um adocicado à cerveja. Difícil explicar, fácil de gostar.


Olha quem degustou: Evandro, Gustavo, Gabi, Zé e seu filho "Cabeça" (só guardei o apelido!). Ah! E o Marcelo, que tirava a foto.

A pecinha rara. Como sempre, uma ótima companhia!

Marcadores: Boa companhia, Cervejas Italianas, Degustação



19/03/10

Tudo embaçado!

Será que a gente bebeu demais?

Gustavo, Gabi e Marcelo e várias Flying Dogs para comprovar o fato.

Marcadores: Cervejas Americanas, Degustação, Stammtisch

A tão esperada charmat

Esta cerveja tem uma longa história: quando estávamos pra abrir a loja, o Marcelo entrou em contato com o pessoal da Bierbaum, que a fez, para podermos experimentar e revender. Mas, ela foi uma experiência (que ainda não foi repetida) e o moço que respondeu aos insistentes emails disse que só venderia se fôssemos lá buscar — em Treze Tílias - SC.

Infelizmente, não fomos buscar. Mas, depois de aberta a loja, felizmente, conhecemos o Evandro, que é de Treze Tílias!, e o Marcelo contou toda a historinha acima e falou sobre a curiosidade de experimentar uma cerveja feita pelo método charmat.


Olha a explicação que encontramos na Wikipédia para o precesso: Também chamado Charmat-Martinotti, este processo é um método mais econômico que o Método Champenoise para criar gás carbônico nos espumantes. O vinho é submetido à segunda fermentação em tanques de aço inoxidável (em vez da própria garrafa) e é engarrafado sob pressão. O processo é similar ao de fabrico de refrigerantes, diferindo deste na medida em que o gás carbônico do espumante é produzido na segunda fermentação (enquanto o do refrigerante é simplesmente adicionado por uma fonte externa ao processo). Este processo foi inventado em 1895 pelo enólogo italiano Federico Martinotti mas foi patenteado em 1907 pelo francês Eugène Charmat.

E então, tivemos a grata surpresa de sermos presenteados pelo Evandro com uma garrafa, que ele trouxe de sua cidade natal quando esteve lá! (Esse presente já tem mais de mês mas a gente estava esperando por ele pra experimentar!)

Então, morram de inveja, porque segunda-feira degustamos uma cerveja maravilhosa:

Olha a felicidade do Marcelo. Afinal, estamos experimentando uma cerveja ainda desconhecida.

Presenteado e presenteador.

Olha o "perlage" (porque chega a ser pecado falar em carbonatação simplesmente), depois de um ano e meio engarrafada! O Evandro achou que ela não estaria mais tão lupulada mas, a surpresa foi excepcional: a cerveja estava divina! Realmente, incomparável com as champenoises. Ela ficou com muito gosto de cerveja, refrescante, aromática, lupulada, com uma inserção de álcool perfeita.

Um brinde de pura felicidade!

Sortudo Conselho de Segunda! Depois dessa cerveja, nada mais é necessário!

Marcadores: Cerveja e seus afins, Cervejada, Degustação, Stammtisch

Mais uma segunda de degustações e boa companhia

Na segunda-feira, como não pode deixar de ser, Conselho de Segunda! Este foi mais light, o que fez com que desse pra conversarmos e saborearmos ainda mais essas boas amizades e o bom gosto pra cerveja. Estávamos em semana de despedida do Paulão... (triste!)

Vinícius, Gu, Vessecchi e Paulão.

E uma Duvel para molhar a palavra.

Marcadores: Boa companhia, Cervejas Belgas, Degustação, Stammtisch

Fazendo apresentações

Túlio e amigo (Fabrício?).

O Túlio voltou ao Biergarten para apresentá-lo ao amigo (que eu não consigo lembrar o nome!) e também para apresentar as diversas cervejas que eles pretendem tomar ao longo do ano.

Saúde!

Marcadores: Degustação, Stammtisch

Figura

O Tadeu é um grande amigo e está sempre por aqui. Toda vez que ele vem, com o sangue árabe que tem, não para de negociar barganhas. Dá um trabalho... E a gente se diverte! ;)

Tadeu adorou as Flying Dogs, é claro! Cerveja forte é perfeita para o seu paladar.

Ele não sossegou enquanto não tiramos uma foto, todos juntos!

Marcadores: Boa companhia, Cervejas Americanas, Degustação, Stammtisch

A kölsch da dupla

Segunda-feira, 15.03, 0 Evandro voltou a dar as caras em Ribeirão Preto. Aí, o Marcelo quis ir até a Cervejaria Lund para tomar com ele a criação dos dois: a kölsch que eles fizeram a partir de uma pilsen da própria cervejaria. Ou seja, trataram uma lager como ale. E a cerveja ficou uma delícia! Essa é a tal da Freskika que ainda tem história pra contar. Em breve novos posts a respeito! ;)

Servindo. Olha que cor! Uma kölsch e tanto!

Nosso amigo Evandro, de volta a essas paragens! ;)

Todo mundo: o Zé, que trabalha na Lund; o Evandro; mais um cervejeiro; Gabi e Marcelo.

Marcadores: Boa companhia, Cerveja e seus afins, Degustação



18/03/10

Casados!

Domingo tivemos boas novidades: o Alexandre e a Bia se casaram, depois de 11 anos de namoro!

Parabéns ao casal de aliança no dedo!


O Osvaldo também participou da comemoração, degustando umas boas e brindando a eles! ;)

Marcadores: Boa companhia, Degustação, Stammtisch

Sábado à noite

Tá pensando que acabou? Não!
Tivemos mais amigos em nossa mesa, no último sábado:


Vitória e Toni. Beth e João. Muita boa conversa!

O casal que a gente adora!

Pai e filha: dupla dinâmica!

Marcadores: Boa companhia, Degustação, Stammtisch

A saga de um sábado etílico

Um dia lindo, um clima bom no ar e muitas novas cervejas para experimentar. Imagine como foi ótimo o nosso sábado (13.03)!

Paulão foi o primeiro a chegar e começou com uma Coopers Best Extra Stout.

O Gu veio mais tarde e os dois dividiram uma Liefmand Oud Bruin: uma delícia!

E foi chegando mais gente, sentindo o cheiro de Flying Dog: Ximbica, com seu chapéu Panamá original, e o Gui, com muita sede.

E então, chegou o Vinícius e também o Luis e sua família.

E falar sobre cerveja significa ter muito assunto por aqui. E todo mundo está impressionado com a qualidade das Flying Dogs!

Chegou o Wilton pra completar a patota...

... que não é completa sem o João Arthur!

E chegou o Daniel (pseudo Jesus) com sede de Wäls. (Nesta hora o Paulão e o Gu já tinham tomado todas as Flying Dogs e acharam melhor ir pra casa dormir! hihihih)

E claro, só podia ser: foram eles que fecharam o dia de degustações do Biergarten. A dupla Guilherme (que também tomou todas as Flying Dogs) e Henrique finalizaram a segunda etapa do dia.

Marcadores: Boa companhia, Cervejada, Cervejas Americanas, Cervejas Belgas, Degustação, Stammtisch

Sempre experimentando

Carlos e Thaís

Este casal é uma simpatia. Já batemos altos papos sobre cervejas e sempre que eles vêm, estão dispostos a conhecer uma nova cerveja. Isso que é legal: saber que existem várias possibilidades de sabores e querer conhecê-las!

Marcadores: Bebendo aqui, Cervejas Inglesas, Degustação

Dia do aniversariante

Roger e Fabrício, irmãos da Gisele.

Sábado, 13.03, foi aniversário do Roger e ele veio ao Biergarten comemorar com o irmão Fabrício, que pagou a conta como presente.

Marcadores: Bebendo aqui, Boa companhia, Degustação



17/03/10

Sabores de outro mundo

Na sexta-feira, tomamos as cervejas filipinas que o Almir trouxe pra gente. São cervejas mais suaves mas, têm um bom corpo e são bem refrescantes. Lagers pedem para serem tomadas geladas e foi o que fizemos — o que combinou perfeitamente com o calor que faz nessa cidade!




Olha a cara de quem tá gostando! ;)

Marcadores: Bebendo aqui, Degustação