27/06/09

Biergarten na Brasil Brau!

Saímos de Ribeirão Preto na terça-feira, dia 23, com destino à Brasil Brau. O planejamento para a viagem vinha de longa data, já que não podíamos perder o maior evento cervejeiro do Brasil.

Com isso, conseguimos organizar um grupo e tanto para visitar a feira e, claro, falar bem do Biergarten. Como o Phil Zanello foi conosco, passamos por Piracicaba para pegar os barris da cerveja dele, que foi servida no estande da ACerva Paulista.

Então, vamos começar pelas fotos de Piracicaba, onde visitamos a Cevada Pura e também a casa do Phil, onde ele faz sua cerveja. Veja só:


Agora, veja como foi a Brasil Brau. Durante os dois dias que estivemos lá, pudemos conhecer pessoalmente o pessoal que já tínhamos contato via Internet: o Bob, do Blog do Bob; o Rodrigo, do blog Para que VoCerveja, o Pedro, do Trinkt Mehr; reencontrar os adorados meninos do Brejas; tietar com o Edu Passarelli, conversar com o Italiano, do Bar do Italiano. Também pudemos conversar com o pessoal da Eisenbahn, Bierland, Colorado, Abadessa, Coruja, Barley, Braga, Schornstein, Chopp da Ilha e tantas outras cervejarias, além do pessoal das importadoras de cervejas. E ainda tivemos o prazer de conhecer muitas das pessoas que fazem cerveja e são associadas às ACervas — Paulista, Carioca, Mineira, Catarinense e reconhecer o tanto que é bom fazer cerveja: todo mundo apaixonado pelo que faz! Melhor de tudo: tudo sempre regado a muita cerveja! Ainda tivemos a oportunidade de fazer contato com maltarias e fornecedores de lúpulo — nosso mais novo projeto para o Biergarten. O melhor de tudo ainda foi conhecer Randy Mosher (que fez os rótulos da Colorado) pessoalmente, que visitou o Biergarten justamente no dia em que não estávamos aqui para recebê-lo, infelizmente. Veja as fotos desse evento, que foi perfeito (que merece posts exclusivos para cada conversa a ser contada):


E pra fechar com chave de ouro, participamos da degustação de cervejas americanas, que aconteceu na quarta-feira à noite no FrangÓ. O pessoal da American Hops (fornecedora de lúpulos para a Colorado, inclusive) organizou o evento para que pudéssemos reconhecer o quanto se pode fazer de cervejas diferentes, com lúpulos muito presentes. Conversamos com vários americanos e soubemos que há grandes projetos para essas cervejas maravilhosas (como a Flying Dog, Samuel Adams, Stone Brewing, dentre várias outras degustadas) chegarem ao Brasil, em breve. A gente aguarda ansiosamente e, por enquanto, passa vontade em quem nos lê:



(Clique nos slides para abrir a página do Flickr — lá, você poderá ver as fotos comentadas e entender mais um pouco da nossa paixão pela cerveja e pelas pessoas!)

Como é bom esse trabalho! ;)

Marcadores: Bebendo aqui, Bebendo fora, Boa companhia, Degustação, Tour etílico



25/06/09

Esquenta pra Brasil Brau

A gente reuniu um pessoal bem legal pra nos acompanhar na Brasil Brau, que aconteceu de terça a quinta-feira desta semana.

Antes de irmos para o evento, nos encontramos no Biergarten para o Conselho de Segunda e para fechar os "detalhes" da primeira excursão do Biergarten (hehehehe)! E como deve ser, já aproveitamos para treinar para o que nos esperava no outro dia. Desta forma, fizemos um pequeno "esquenta" no estilo Brasil Brau: cervejas artesanais e exclusividade americana para degustação, além de um pequeno bis da Imperial Stout da Colorado, que foi lançada oficialmente lá.

Veja se a diversão não foi garantida:


A começar pela turma: Anna, Luis, Paulão, Marcelo, Gustavo, Gabi, Vessecchi (o único que não foi para a Brasil Brau) e Daniel. Estávamos esperando o Paulo e o Phil para "começarmos os trabalhos"!

Todos presentes, degustamos a Witbier que o Gustavo e o Marcelo Danhone fizeram: ainda verde mas, com um delicioso aroma de maçã e um leve sabor de gengibre, a cerveja promete ficar deliciosa daqui umas semanas. Por enquanto, está muito suave. (Mas é a pressa de experimentar a cria, né, Gu?)

Depois, tomamos a Drunken Sailor do Gustavo (também!). Uma Chocolat Porter (ele colocou cacau mesmo! Lembra daqui!?) Mas, segundo as impressões, ela ficou mais próxima de uma dry stout. E final de cacau na boca é bem diferente! Esse menino está no caminho certo! (Ah! Detalhe importante: rótulo made by Marcelo Vesoloski!)

Um brinde com a Drunken Sailor! Com todos os presentes.

Conseguimos ainda guardar uma garrafa (enchida do barril de domingo) da nova cerveja da Colorado, a Imperial Stout e então, mais uma degustação — principalmente para os que não haviam provado: Paulo, Phil e Vessecchi.


E aí, mais coisa boa para nossa memória sensorial: o Paulo trouxe uma Rare Vos, da cervejaria americana Ommegang. Rare Vos significa raposa astuta em flamengo e no contra-rótulo da cerveja, eles dizem a quantas milhas de distância estão de Bruxelas e que mesmo sendo americana, o coração da cervejaria é belga.



O Paulo nos deu uma pequena aula sobre a cervejaria, que tem o nome inspirado numa festa belga, que comemora um fato histórico do país. Saiba mais aqui e aqui.

Um brinde com a Rare Vos! Pra começar a semana com chave de ouro! Com um aroma maravilhoso de pêra pra uns, damascos para outros e, na opinião das meninas presentes, doce de abóbora em pedaços, o sabor traz exatamente o que se espera depois de se esbaldar no aroma. Deliciosa! E não era doce — perfeita até demais para uma Belgian Blond Ale, com 6,5% de graduação alcoólica.

Marcadores: Boa companhia, Degustação, Stammtisch

Isso sim que é uma coleção de copos!

No último domingo, tive o prazer de ir conhecer a famosa coleção de copos do Bechelli. E realmente ela tem toda a razão de ser famosa: é linda! E haja copo!

É de dar inveja, viu!? O melhor de ter uma coleção de copos, é poder contar suas histórias.


Valeu, Bechelli! Por nos deixar conhecer esse seu armário tão interessante e cheio de histórias! ;)

Marcadores: Cerveja e seus afins



22/06/09

Pré-estréia da Colorado Black Vintage Rapadura

No último sábado, tivemos a doce surpresa de receber o Marcelo Carneiro no Biergarten. Além de ter sua ótima companhia, ainda fomos agraciados com o PRIMEIRO BARRIL de Colorado Vintage Black Rapadura, que será lançada na Brasil Brau amanhã.

Em primeira mão, fizemos a primeira degustação da Imperial Stout da Colorado! No domingo, amigos todos avisados, experimentamos a cerveja no bar da cervejaria, o Cervejarium.

Adivinhe se a gente não adorou?
Comprove o nosso deleite nas fotos:




A descrição da cerveja:

Tipicamente inglês, o estilo Imperial Stout tem normalmente generoso teor alcoólico, e como deve ser a Black Rapadura da Colorado terá 10,5% de álcool. O produto foi elaborado com rapadura escura e os sete tipos de maltes ingleses selecionados para fazer com que essa cerveja evolua em sabor por até dois anos, se guardada em lugar escuro e fresco.

Inspirada na Fullers Vintage, uma cerveja inglesa de receita também variante e de tiragem limitada, a Black Rapadura vem agregar ainda mais valor ao portifolio tipicamente brasileiro da Cervejaria Colorado, que já conta com a Colorado Appia (Weiss com Mel), Colorado Cauim (Pilsen com Mandioca), Colorado Demoiselle (Porter com Café) e Colorado Índica (India Pale Ale com Rapadura).

A diferenciação entre os dois produtos Colorado que levam Rapadura em sua formulação, além do estilo adotado, está também na concentração de lúpulo, 40 de IBU (unidades internacionais de amargor) da Indica contra 60 da Black Rapadura.

A opinião de todos:

Deliciosa, com baixa carbonatação, notas de café e chocolate, álcool muito bem inserido. Dá pra tomar aos montes. Cuidado: ela é forte e engana — você bebe sem parar e nem percebe que já está ficando alto... Imagine o que virou, né?!

Uma festança, é claro! Com nossos imensos agradecimentos ao Marcelo Carneiro, que nos deu o privilégio de sermos os primeiros a tomar sua nova cria. Como sempre, prestigiando os ribeirãopretanos e surpreendendo seus amigos!

Um brinde ao Marcelo e seu empreededorismo e reconhecimento! ;)

Marcadores: Degustação, Stammtisch



21/06/09

Sábado de boas companhias e boas cervejas (como sempre)

Todo mundo gosta de uma boa cerveja. Nesse fim de semana, tivemos ótimas companhias. Veja só:

Marcelo Carneiro, Marcelo (ao fundo), Guilherme, Toni e Daniel.







Aí, além da boa companhia, o Gui ainda trouxe a Meantime IPA que ele comprou aqui há 6 meses atrás. Envelhecida, ele dividiu essa raridade (por enquanto) conosco.


Um brinde à boa cerveja e à boa amizade!

Marcadores: Boa companhia, Stammtisch

Aproveitando o feriado

Adriano, André, Rodrigo e Fábio.

Em plena sexta-feira, aniversário de Ribeirão, feriado! Com um tempo ameno, os meninos não pensaram duas vezes: aproveitaram para degustar algumas cervejas e aproveitar o dia!

Marcadores: Stammtisch

Degustação de dois gostos

Fernando, Fabiana, a Westmalle e o queijo.

Sexta-feira, a Fá e o Fernando vieram ao Mercadão para degustar: enquanto ele degustava a cerveja, a gente degustava o queijo e discutia sobre as possibilidades de servi-lo no casamento dos dois (que é daqui duas semanas) com doces de compota. Imagina se não é uma delícia?

Aprovado, a gente já pode esperar comer doce de jabuticaba com o delicioso queijinho cremoso! (Mas com cerveja também fica bom, viu!?)

Marcadores: Boa companhia, Degustação, Stammtisch

Aqui tem alquimia!

Daniela, Wesley e Luíza.

A Daniela veio comprar presente de Dia dos Namorados para o Wesley na data. Na última quinta-feira, ela o trouxe para conhecer o Biergarten e também degustar algumas cervejas. A Luíza, filhinha deles também se divertiu com as bolachas da loja.

E numa conversa descontraída, descobrimos que havíamos nos deparado com um alquimista! Wesley tem consultório para atender seus pacientes e a conversa foi pra conseguir entender o trabalho dele, que é interessantíssimo!

Agora, precisamos fazer uma campanha para que esse alquimista, que não transforma objetos em ouro mas, trata vidas, também resolva produzir cerveja. Não tem tudo a ver? Ele já gosta e estuda a história da cerveja e seus gostos — já é meio caminho andado, né!?

Marcadores: Bebendo aqui, Boa companhia