06/04/09

Um novo sabor a cada dia

Os professores Fernando, Gustavo e Alexandre.

Como já é de praxe, os professores vieram degustar mais algumas cervejas do Biergarten. Num momento de descontração, de folga do trabalho, eles se divertem experimentando e buscando reconhecer as diversas nuances de sabor e aroma de cada cerveja.


E foi lendo o release abaixo que os convencemos a experimentar a Estrella Damm Inedit. Veja só como é fácil ser convencido:

A Cerveja para paladares refinados

Alternativa aos vinhos nas mesas da alta gastronomia, cerveja catalã foi feita especialmente para harmonizar com pratos complexos e já enfrentou até harmonizações com alcachofra.

Até agora a cerveja era conhecida apenas como um bom acompanhamento para petiscos e comidas leves em ambientes descontraídos. Pensando no potencial e glamour por trás da bebida, Ferran Adriá, um dos mais renomados chefs do mundo, reuniu Julie Solier e os sommeliers do conceituado El Buli com os mestres cervejeiros do Grupo Damm, uma das maiores cervejarias da Espanha.

A pérola confeccionada por este time de especialistas é a Estrella Damm Inedit, feita sob medida para brilhar nas mesas da alta gastronomia. Elaborada com um blend de maltes de cevada e trigo, temperada com casca de laranja, coentro e alcaçuz, a Inedit harmoniza com os pratos mais complexos, servindo como opção aos vinhos nas adegas dos melhores restaurantes.

A complexidade do sabor da Inedit é tanta que em fevereiro deste ano, durante o Fòrum Gastronòmic de Girona, na Catalunha, que reuniu chefs e especialistas da gastronomia de toda a Europa, a própria cervejaria desafiou os chefs a produzirem pratos com alcachofra, o terror da harmonização dos vinhos. Desafio aceito e vencido, a Inedit provou sua versatilidade frente também a pratos amargos, ácidos e defumados.

Com corpo de 4,8% de álcool, a Inedit é refermentada na garrafa, levemente turva, cremosa e com suave carbonatação. Apresenta notas florais e frutadas, paladar ligeiramente doce e retrogosto persistente. A apresentação é em uma elegante garrafa âmbar de 750 ml, lembrando as de champagne. O rótulo traz uma estrela dourada, símbolo da cervejaria, reforçando que ela pode brilhar solitária ou na companhia de pratos sofisticados. Serve-se em taças para vinho branco.


E eles tomaram a Estrella Damm Inedit! O melhor foi ouvir os comentários sobre a cerveja, seu equilíbrio e a característica de não ter nenhum sabor ou aroma mais preponderante que outro e mesmo assim, ser tão marcante. Eles ficaram por muito tempo tentando descobrir qual seria a melhor de suas receitas para harmonizar com ela. Esse trabalho não é uma delícia?

Pra fechar com chave de ouro, a sobremesa: o pessoal teve a sorte de saborear o doce de leite da Dona Rosy — minha mãe —, que tinha acabado de trazê-lo da fazenda, direto para a mesa do Biergarten, acompanhado de licor de café.

Dos deuses!

Marcadores: Boa companhia, Degustação, Stammtisch