Cerveja e seus afins

Morre Pierre Celis, criador da Hoegaarden

Na noite deste último sábado, faleceu, aos 86 anos, Pierre Celis. O cervejeiro belga marcou seu nome na história da cerveja por ser o responsável pelo renascimento do estilo witbier, nos anos 60, com uma cerveja que acabou se tornando icônica, a Hoegaarden.

Celis, nascido na cidade que acabou nomeando a sua célebre criação, assumiu a produção cervejeira local, depois da mesma ter ficado estagnada durante 10 anos. Com um empréstimo feito com seu pai, ele comprou o equipamento de uma cervejaria abandonada e, em 19 de março de 1966, abriu a sua própria empresa, a Brouwerij Celis, data que marcou a fabricação da primeira leva da Hoegaarden.

No auge do sucesso, em 1985, um incêndio destruiu grande parte da cervejaria. Como o prédio não tinha seguro, Celis acabou sendo forçado a vender sua empresa para a Interbrew, agora AB-Inbev. Depois disso, em 1992, Celis emigrou para os EUA e construiu uma cervejaria em Austin, Texas, a Celis Brewery. Lá, continuou a fabricar as suas especialidades até 2000, quando voltou para a Bélgica.

Texto do Bebendo bem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *