Bebendo aqui, Boa companhia, Cervejas Inglesas, Degustação, Stammtisch, Tour etílico

Santa mala nossa

Pura sorte. Sabe aqueles dias que você não quer pensar muito nem ter que escolher? Então! Imagine depois de uma viagem de vários dias, tomando várias cervejas, você resolver ir fazer as compras das garrafas que vai trazer pra casa. Já nem enxerga mais nada…

A gente estava cansado e tinha milhares de rótulos na nossa frente, nas lojas de cervejas que encontramos no circuito Amsterdam – Bruxelas (teve outras cidades entre uma e outra). E pior: com tanta opção, não tem santo que faça milagre e que te explique qualquer coisa. Portanto, foi assim: escolhemos pelos rótulos — pelo menos estas duas que degustamos abaixo. E comprovadamente nosso tino para cerveja muito boa continua funcionando! ;)

Veja só:

* Melton Red é uma English beer da cervejaria Belvoir. Com 4,3% ABV, ela é dourada escura, com uma espuma leve. O mais interessante é que a cerveja tem esse nome por causa de um acontecimento de 6 de abril de 1837 (coincidentemente, tomamos a cerveja no dia 7 de abril. Quase que no dia…), quando, ao final da temporada de corridas na cidade, o marquês de Waterford e seus amigos resolveram pintar a cidade de vermelho.

Ok, vamos à cerveja: típica “ordinary bitter” inglesa, bem maltada (maltes caramelizados), encorpada, levemente lupulada. Aroma e sabor de mel, gosto de açúcares não fermentáveis (decocção). No sabor, torrado também. Seca e ligeira. Amargor de malte (na gargante. Diferente do lúpulo, que fica na língua). Ótima representante do estilo.

O brinde: Marcelo, Vini, Tadeu, Gu e Gabi atrás da câmera.

Próxima:

*Old Tom é uma strong ale inglesa (também), com 8,5% ABV, marrom escura, com espuma bem fina. Da cervejaria Robinsons, a receita é quase mais velha que a cervejaria, data de 1899 anotações do cervejeiro deles, já com o desenho do gato. Muito maltada, com diacetil (manteiga) evidente (nesta cerveja, extremamente positivo), aroma de malte e madeira, ameixas e frutas secas. Da mesma forma que a anterior, amargor de malte, levemente lupulada. Sente-se o calor do álcool. Sabor de taninos (vintage?). Excelentíssima! Muito, muito boa!

Mais um brinde! Marcelo, Vini, Gu e Gabi (atrás da câmera de novo).

Ai, ai… Que delícia!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *