Bebendo fora, Cervejas Artesanais, Degustação, Tour etílico

Uma viagem etílica pelo bem do Biergarten

Fazendo um biertour pelo sul do Brasil
Logomarca de um bar em Pomerode – SC

Então decidimos conhecer o que Curitiba e o Vale do Itajaí, no Estado de Santa Catarina têm de melhor (entre várias outras coisas, é claro): a produção de cerveja. Com interesse em trazer sabores diferentes para o público de Ribeirão Preto — aquele que é ávido por novidades —, e com muita vontade de aprender sobre a arte cervejeira, fizemos a viagem etílica, que é o sonho de muita gente.

Começamos pelo bairro de Santa Felicidade, em Curitiba, conhecido por seus vinhos e pela boa comida que oferece. Lá, visitamos a cervejaria Gauden Bier. Depois, fomos para Joinville e conhecemos a cervejaria Opa Bier. E então, chegamos à meca de cervejas artesanais: Blumenau — conhecemos a Eisenbahn e a Bierland e visitamos as cervejarias da região também: Schornstein, em Pomerode; Borck, em Timbó; Heimat, em Indaial; Zehn, em Brusque; e Das Bier, em Gaspar. As visitas foram feitas exatamente nesta ordem, caso você queira organizar a sua viagem turística pelas cervejarias, de carro. Saindo de São Paulo, passamos um dia em Curitiba, outro em Joinville e depois montamos nosso “QG” em Blumenau e viajamos às cidades vizinhas — tudo em 3 dias e com muita concentração para não beber demais. Vamos dar todas as dicas nos posts de cada cervejaria.

Foi uma viagem de descobertas, muita boa vontade de as pessoas nos atenderem e mais do que tudo: muito chopp! Sim. Porque a maioria das cervejarias não pensa em engarrafar tão cedo seus chopps, transformando-os em cerveja, com a pasteurização das garrafas. Um detalhe interessante: na grande maioria das cervejarias, as chopeiras eram sempre da MEMO, que é uma fabricante de chopeiras de… Ribeirão Preto! (Tão longe e tão perto de casa!)

De qualquer forma, há esperança para conhecer toda essa diversidade de tipos e formas de se fazer chopp: Eisenbahn você já conhece. Bierland se prepara para engarrafar e Heimat já dá seus primeiros passos para a cerveja. Mas você vai saber tudo com detalhes em nossos comentários, fotos, impressões e informações abaixo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *