Bebendo aqui, Boa companhia, Cervejas Artesanais, Cervejas Norueguesas, Degustação, Harmonização, Stammtisch

Diferentes acompanhamentos pra cerveja

No último encontro do Conselho, houve bastante ecleticidade nos acompanhamentos das cervejas, além de cervejas norueguesas trazidas pelo Guxtavo pra degustarmos.

Degustamos com o Guxtavo, salame de rena e de baleia, trazidos da Noruega.

Começamos “os trabalhos” degustando a ótima Bierland Strong Golden Ale, bastante alcoólica e com sabor frutado rementendo-nos à Bélgica, com ameixas bem evidentes tanto no aroma quanto no paladar. A abrimos para acompanhar o salame de rena, de cor bem escura (um marrom quase preto) e textura diferente (espessa mas que derrete na boca), com sabores de especiarias suaves mas bem evidentes — lembramos de cravo e anis. Muito exótico  e muito bom! Também curtimos o salame de baleia, outra grande surpresa: que coisa diferente! É uma carne de mamífero com gosto de pescado. Também percebemos bastante especiarias e o salame é bastante oleoso, mas não gorduroso. Bom, muito bom MESMO! Experiências únicas que nossos amigos nos proporcionam… Não tem preço! ;)

E teve mais:

A turma reunida: Luíza, Daniel, Anna Regina, Anamaria, Guxtavo, Gu, Marcelo e Daniel.

A Anamria trouxe mais um de seus deliciosos pães, a Anna Regina trouxe sardela e olha o que trouxeram o Daniel e a Luíza:

Uma mistura do casal: goiabada mineira, como a Luíza; e queijo meia-cura de Fortaleza, cidade do Daniel.

Todo mundo curtindo, harmonizando (ou não), abrimos o destilado norueguês, mais uma aquisição do Guxtavo, dividida conosco:

Aquavit, a cachaça norueguesa.

O aquavit ou akvavit é produzido através da destilação de cereais ou batatas e é redestilado com ervas aromatizantes, como alcarávia, coentro, anis, cravo e canela (leia mais aqui). Esse que tomamos era bastante perfumado, lembrando bastante anis, com 38% ABV (como a nossa cachaça). Suave, não queima na garganta mas, esquenta a alma! ;)

E então, fomos às cervejas Nogne:

Nogne Havre Stout.

A Nogne Havre Stout é uma oatmeal stout com 4,5% ABV, suave, com o tostado bem evidente mas corpo bem menor do que imaginaríamos para o estilo.

O brinde da galera.

E pra finalizar:

Nogne Saison.

A Nogne Saison, com 6,5% ABV, é bastante refrescante e ao mesmo tempo, ferrosa. Dourada pro laranja, bem refrescante, mais uma bem saborosa, como toda Nogne que já tomamos…

Skol! (Esse é o tim-tim norueguês!)

Detalhe importante: o  Guxtavo nos contou que  nos supermercados noruegueses só podem ser vendidas cervejas de até 4,7% ABV. Se elas tiverem mais do que isso, só podem ser vendidas em liquor stores cuidadas pelo governo norueguês. Ou seja, a maioria das cervejas, para atingir um público maior, tem em seus rótulos o máximo de álcool permitido (mas isso não significa que esta seja mesmo a graduação da cerveja, se é que você me entende…). Tem “jeitinho brasileiro” pra todo lado! ;)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *