Bebendo fora, Cervejas Artesanais, Tour etílico

Uma cidadezinha e sua boa cerveja alemã

São quatro tipos de Schornstein: Trink Bier (pilsen natural e pilsen cristal); Pommern Bier (o Pale Ale); e Schorn Bier (Bock).

Pomerode é uma pequena cidade, com cara de Alemanha mesmo. Como tudo que vimos no sul do país, muitos nomes em alemão para lojas, restaurantes e afins. E aprenda conosco: deve se falar “Pomerôde” e não “Pomeróde”. Afinal, esta é uma cidade também com sotaque alemão.

O mais interessante foi encontrar um casal de gringos fazendo um tour pelo Brasil com seu motorhome (olha a foto aí em cima!): ele, da Bavária; ela, da Áustria. Depois de conversarmos um pouco e sabermos que estão há quase um ano na América do Sul, eles continuaram sua viagem presenteados com uma Cachaça Gabriela! Ficaram muito felizes, por sinal!

Pois bem… Voltando ao motivo de nossa visita a essa pequena e fofa cidade: fomos à cervejaria Schornstein. Com capacidade de produção limitada (20.000 litros/mês), seu bar abre somente de quinta-feira a domingo — e ainda era terça-feira. Além disso, o mestre-cervejeiro estava trabalhando o processo de fermentação e não pudemos visitar a fábrica.

Maurício Zipf, um dos proprietários, nos convidou a entrar no bar, fotografamos o lugar e soubemos que os planos da Schornstein é de montar outras micro-cervejarias, juntamente com o bar do chopp. Mas, não há pretensão de transformar o chopp em cerveja, ou seja, engarrafar esse líquido delicioso. Aprenda a mesma lição de sempre: agende sua visita! É possível conhecer tudo, acompanhado do mestre-cervejeiro.

Como a cervejaria estava a plenos vapores e fechada a visitantes, almoçamos num restaurante alemão (é claro!) mais que charmoso e que oferecia uma refeição mais do que bem servida. Juntamente com nosso churrasco, experimentamos os chopps Trink Bier — o pilsen cristal — e Schorn Bier — o bock. Ambos bem encorpados e muito saborosos.

Neste caso, o negócio é se organizar para visitar a cidade (que vale a pena!) e o bar e assim, experimentar essa delícia. Há rumores, segundo o blog “oBIERcevando”, de que já há um projeto para instalação de uma micro-cervejaria da Schornstein no interior do Estado de São Paulo. Fica a pergunta: onde será?

Serviço:
CERVEJARIA SCHORNSTEIN

Rua Hermann Weege, 60 – Centro (ao lado do Zoo)
Tel.: (47) 3387-6655 Pomerode – SC

www.schornstein.com.br

Dados para encontrar no seu navegador GPS:
S26º44’33.214″
W49
º10’19.408″

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *