Degustação, Harmonização

Temperos só seus!

Um pé de lavanda!


Em vasinhos plásticos ou pequenas jardineiras, com terra boa, e luminosidade suficiente, você terá seus temperos favoritos à mão para fazer aqueles pratos especiais!

Tenha seus próprios temperos em sua casa, num cantinho em que bata sol, ao menos pela manhã. Uma jardineira e terra adubada, um regador, algumas pazinhas para afofar a terra, são os elementos básicos para poder iniciar sua horta.

Algumas sugestões de mudas:

Alecrim: muito resistente, tem que ser podado de vez em quando.
Hortelã: é sensível ao calor e ao excesso de chuva.
Orégano: entre as ervas, é a que não precisa de muito espaço, e aprecia a sombra proporcionada pelas maiores.
Cebolinha: uma vez fincadas na terra, estão sempre brotando folhas novas.
Pimenta: uma dica importante para deixar sua horta bastante colorida e alegre, sem contar, é claro, com o delicioso sabor.

Para manter sua horta:

O ideal do solo nos vasinhos é 1/3 de terra boa, 1/3 de areia e 1/3 de composto orgânico. Em geral, a boa distância entre as mudas é de 20 cm. Se estiverem em vasos pequenos, não coloque mais de duas mudas.

No verão, regue todos os dias (mas cuidado para não encharcar!); e no inverno, dia sim, dia não. Depois de regar, arranque alguns matinhos que nascem ao acaso. A maioria dos temperos são anuais — depois deste período, o melhor é escolher novas sementes e reformar seus vasos.

Você estará cuidando de si mesmo sem perceber. Fazer nascer, cuidar, e ver crescer com certeza será bastante compensador. É uma verdadeira terapia! E tem mais: além de proporcionar aquele sabor todo especial aos seus pratos, ainda decora e perfuma o ambiente!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *