Cervejas Escocesas, Na prateleira

As apaixonantes Brew Dogs

Elas chegaram por aqui na última semana e os bebedores “hardcores” amaram. Como não poderia deixar de ser, já que a proposta da cervejaria é inovar.

Irreverentes. Dois jovens que resolvem fazer cerveja de verdade num deserto de cervejas industriais e insossas. É assim que James Watt e Martin Dickie se apresentam: como sendo o diferente em meio a tanta cerveja comum no Reino Unido.

Não há preservativos ou aditivos em suas cervejas e eles abusam de receitas excêntricas em seu repertório. Vale a pena conhecer uma proposta tão estimulante, revitalizante como a deles e ainda tão crítica conscientemente. Sem contar a inventividade em cada rótulo e nome de cerveja. Eles se divertem com o que fazem e isso é o que torna a cerveja tão especial.

Então, vamos às apresentações das cervejas que estão em nossas prateleiras. Todas as informações foram retiradas do próprio site da Brew Dog. Divirta-se e fique com sede:

A cervejaria modificou alguns estilos clássicos mundiais de cerveja, dando um toque inovador e contemporâneo. A ideia é redefinir o mercado de cerveja do Reino Unido, apresentando para o máximo de pessoas possível o mundo da cerveja artesanal para mudar a percepção das pessoas e desafiá-las a entender o que é cerveja. Eles utilizam os melhores ingredientes combinados com a melhor água escocesa para produzir lotes pequenos de 5.000 garrafas. O investimento realizado em equipamentos de tecnologia avançada permite um controle preciso e flexibilidade para produzir a cerveja que a imaginação dos inventivos sócios mandar. Todo o processo de produção é realizado na cervejaria.

O time da BrewDog é formado por 14 integrantes de 6 países, o que proporciona um monte de ideias, conhecimento e talento de todos os cantos do planeta. Bracken é o mascote: o Labrador de 3 anos do pai de James. Ele é o cão de guarda, o degustador e amigo em geral!

BrewDog Trashy Blond
Pale Ale, 4,1% ABV, 40 IBUs
Maltes Maris Otter Pale Ale, Caramalte e Malte Munique
Lúpulos Amarillo, Simcoe e Motueka

Feita com lúpulos especialmente importados dos EUA e imaginação especialmente importada de Alice no País das Maravilhas.

Segundo a cervejaria, uma pale ale punk, neurótica. Com corpo bem maltado e dourada, bem fresca, com lúpulo cítrico, que lembra frutas tropicais (maracujá, abacaxi, kiwi).

BrewDog 77 Lager
Lager, 4,9% ABV, 35 IBUs
Malte de pale ale, Caramalte e Malte Munique
Lúpulo Motoeka Amarillo
Uma receita de lager britânica brassada com 100% malte e inserção da flor toda do lúpulo.

Uma lager que realmente tem gosto de cerveja. Os cervejeiros sugerem: Prove a 77 Lager e eles têm certeza que você vai concordar que a linha tênue entre a genialidade e a loucura acaba de se tornar um pouco menos nítida. (O Biergarten concorda!)

BrewDog 5A.M. Saint
Amber ale, 5% ABV, 25 IBUs
Maltes Maris Otter Pale Ale, Caramalte, Malte Munique, Cristal e Cristal escuro
Lúpulos Nelson Sauvin, Amarillo e Dry Hop com Simcoe, Cascade

Cargas de lúpulo e posteriores baldes de flores de lúpulo para dry-hop

O Santo Graal das âmbars, aromática, com lúpulo cítrico bastante evidente. Segundo os cervejeiros, esta cerveja é para abrir os olhos daqueles que conhecem somente as cervejas de massa, tão divulgadas pela mídia, graças ao dinheiro que têm para fazê-lo.

BrewDog Punk IPA
IPA, 6% ABV, 68 IBUs
Malte Marris Otter Extra Pale
Lúpulos Chinook, Simcoe, Ahtanum e Nelson Sauvin

A cerveja é clara para uma IPA, sendo dourada. Feita com lúpulos da Nova Zelândia, tem notas de abacaxi, toranja, manga, kiwi, mel, limão e crisp toffee. O final é agressivo e seco. O mais moderno da receita é a adição dos lúpulos que trazem o sabor e aroma de frutas tropicais e com bastante amargor.

BrewDog Hardcore IPA
Imperial IPA, 9,2% ABV, 150 IBUs
Maltes Maris Otter, Cristal, Caramalte
Lúpulos Centennial, Columbus, Simcoe e dry-hop com os mesmos lúpulos

Muuuito lupulada e depois, muuuuuuito lúpulo no dry-hop

“Essa cerveja tem uma grande história: 2.204 grãos de malte Maris Otter deram tudo o que tinham para oferecer ao mundo: a firmeza delicada do caramelo do malte. Seis cones de lúpulo dispostos a sacrificar-se no caldeirão de fogo da cervejaria para garantir à sua boca o sentimento de punição pedindo por mais. 9,9 bilhões de células de levedura fermentando freneticamente seus pequenos corações para transformar magicamente os açúcares em álcool nas profundezas escuras dos tanques de fermentação da cervejaria.  Esta ale explícita tem mais lúpulo e amargor que qualquer outra cerveja fabricada no Reino Unido. Esta é uma cerveja de roleta-russa para os freaks, ciganos e astros internacionais de xadrez.”

BrewDog Paradox Isle of Arran
Imperial Stout, 10% ABV, 70 IBUs
Maltes Marris Otter, Dark Crystal, Caramalte, Malte de Chocolate e cevada torrada

Lúpulos Galena e Bramling Cross

Maturada em barril de whisky Isle of Arran, uma das melhores destilarias escocesas em funcionamento, por seis meses. O processo de envelhecimento desperta na cerveja o defumado, a turfa, a essência do Atlântico e o poder bruto dos uísques mais distintos da Escócia.

A vida dos barris da BrewDog:

1. O barril é usado para amadurecer Bourbon americano, liberando sabores maravilhosos do carvalho
2. Depois, o barril empreende uma perigosa viagem marítima através do Atlântico, escapando de tempestades, das garras de lulas gigantes e piratas.
3. Em segurança na destilaria escocesa, o barril é usado para amadurecer o melhor uísque, acrescentando profundidade e caráter aos sabores incutidos no carvalho.
4. O barril chega à BrewDog onde é enchido com a Imperial Stout. O processo de envelhecimento infusiona todos os sabores do uísque e traduz a longa jornada dos barris, na robusta stout, resultando em um sabor de aventura sem igual para o homem afortunado que consegue colocar suas mãos nesta obra concluída.

BrewDog Tokyo
Imperial Stout, 18,2% ABV, 90 IBUs
Maltes Marris Otter, Dark Vrystal, Caramalte, Malte de Chocolate, Cevada Torrada
Lúpulo Galena

A cerveja foi inspirada num jogo de tiro dos anos 1980, febre na capital japonesa na época.

Brassada com grande quantidade de maltes especiais, jasmim e cranberries. Depois da fermentação, é feito o dry-hopping com o lúpulo favorito dos cervejeiros da BrewDog e depois, matura por seis meses em chips de carvalho francês torrado.

“Tudo é moderação. Tudo moderado, inclusive a própria moderação. O que logicamente indica que você deve, em alguns momentos, cometer excessos. Essa cerveja é para estes momentos.”

BrewDog Tactical Nuclear Penguin
Imperial Stout, 32% ABV, 90 IBUs

Maltes Marris Otter, Dark Vrystal, Caramalte, Malte de Chocolate, Cevada Torrada
Lúpulos Galena e Bramling Cross

Congelada “por pinguins” durante 3 semanas numa fábrica de sorvete, resultando numa das cervejas mais fortes do mundo.

Essa cerveja foi inicialmente envelhecida por dois barris de madeira por 14 meses, maturando em rico carvalho de uísque escocês. Depois desta maturação épica, a cerveja foi congelada por três vezes, a -20ºC, para drenar a água e manter o álcool e assim, aumentar a graduação alcoólica.


BrewDog Sink The Bismark
Imperial IPA, 41% ABV

Depois da Tactical Nuclear Penguim, a cervejaria alemã Schorschbräu, fez uma cerveja com 40% de álcool. Como retaliação, a BrewDog produziu a Sinl the Bismark, com 41% ABV, uma IPA quádrupla, por conter quatro vezes lúpulo, quatro vezes amargor e que foi congelada quatro vezes, para chegar a esta graduação alcoólica.

Lupulada na caldeira, lupulada a seco (dry-hopped) e lupulada a frio para um aroma profundamente frutado, resinoso e condimentado. É um ataque que atinge seu paladar, sutilmente liberando o malte, uma doçura de mel, óleos lupulados e um torpedo de amargo lupulado que perdura na boca.

Seu nome vem do navio alemão utilizado na 2ª Guerra Mundial que afundou, numa provocação aos alemães da cervejaria Schorschbräu.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *